Tudo o que você precisa saber sobre aleitamento materno está aqui

Você sabia que o aleitamento materno nos primeiros anos de vida salvaria mais de 820 mil crianças menores de 5 anos em todo o mundo? Você sabia que apenas 40% das crianças são alimentadas, exclusivamente nos primeiros 6 meses de vida?

E qual o motivo para esses números tão baixos:

  • Falta de conhecimento?
  • Condutas inapropriadas e falta de habilidade de alguns profissionais da saúde? Falta de incentivo público?
  • Culturas e crenças que conflitam com as recomendações?
  • Falta de rede de apoio familiar ou profissionais?
  • Trabalho materno? Falta de confiança?

Entre os dias 1 e 7 de Agosto é a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), semana, em que se intensificam as campanhas educativas à população sobre sua importância, benefícios e dificuldades.

Tenho visto algumas publicações aqui que me entristecem, deturpando interpretação da campanha, levantando uma bandeira de que “a campanha enaltece as mães que conseguiram amamentar e diminuem as que não conseguiram..”

Por favor, isso é um desserviço! Além de chato e cansativo. A campanha não serve pra diminuir a auto-estima de ninguém e sim incentivar a prática; orientar os benefícios de prevenção de infecção para RN, redução de morbimortalidade perinatal, desenvolvimento intelectual, entre outros.

Amamentar não é fácil, requer muita entrega. Se você tentou e não conseguiu, parabéns, sinta meu abraço e tenha sua consciência tranquila, além disso você pode sim ajudar outras mães nessa jornada, e tentar novamente, evitando as dificuldades da primeira experiência.

Vamos apoiar, ajudar com serviços de casa dessa mãe, indicar profissionais que auxiliem, ter empatia sem julgamentos.