Como montar uma mesa posta perfeita para o Natal; empresárias dão dicas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Apesar de 2020 ter sido um ano atípico, o Natal é uma data tradicional que muitos gostam de celebrar num clima de amor e esperança. Detalhes, como a decoração, fazem toda a diferença e tornam a noite mais bonita e aconchegante, independentemente do formato escolhido para a celebração. O Eufemea trouxe dicas de como montar uma belíssima mesa posta com as empresárias Clivia Lins e Ana Cabral da Mesa Bela Maceió.

Segundo Clívia, a mesa posta é o simples ato de oferecer uma refeição apresentando todos os itens disponíveis para que ela seja servida. “Ela deixa a refeição mais gostosa porque começamos a comer com os olhos. A beleza da mesa posta deixa a comida mais gostosa”, disse.

Foto: Cortesia ao Eufemea

O que precisa ter na mesa posta? De acordo Clívia, quando se fala em  etiqueta da mesa se tem os lugares para colocar os talheres, a taça de água, de vinho, de espumante. 

Fora a etiqueta, Clívia explicou que a mesa posta é muito ampla. E que tudo vale. “Então a gente pode colocar cor, mudar os estilos dos pratos na mesma mesa”.

Verde, vermelha, dourada e branca. Essas são as cores quando se pensa em uma mesa posta do Natal. “Com flores vermelhas, com bolas, mas não é só isso”. Para Clívia, a mesa posta do Natal pode ser da cor que a pessoa quiser. 

Foto: Cortesia ao Eufemea

“Porque antigamente a árvore de Natal também era assim, mas hoje em dia você vê a árvore de todas as cores. Natal é colorido, é cor”, reforçou.

O que não pode faltar na mesa posta?

Independentemente do quão decorada será sua mesa, alguns itens não podem ficar de fora.

Os itens obrigatórios são: talheres – que vão de acordo com a refeição que vai ser servida -; as taças – de acordo com as bebidas que serão servidas e pratos.

Já  o porta guardanapo, sousplat, jogo americano, marcador de lugar, e decorações são acessórios auxiliares.

Para trazer mais cor à mesa que ajuda na decoração, Clívia disse que se pode utilizar vasos, folhagens soltas pela mesa ou bolas de natal.

Foto: Eufemea

No caso de quem vai receber mais gente do que a mesa comporta, Clívia disse que é interessante fazer a mesa americana. 

“A mesa americana são aqueles pratos empilhados, com os talheres, tudo que vai na mesa posta, sendo ou nessa mesa maior que a que a pessoa tenha, ou no aparador, que não deixa de ser a mesa posta”, explicou.

Mesa Bela em Maceió

As sócias são fisioterapeutas, mas encontraram na mesa posta uma paixão. Juntas, elas fundaram a Mesa Bela a partir de uma necessidade que elas viram no mercado. Assim, elas abriram uma empresa de aluguel de louça.

“Nós pensamos em pessoas que amam um prato florido, por exemplo, mas que enjoaram. Imagine todo final de semana aquele prato florido na mesa. Então nós pensamos nos clientes que amam, mas querem diversificar sem precisar comprar”, justificaram as sócias.

As empresárias alugam os itens e afirmam que o preço sai mais em conta. “A nossa empresa entrega 100% esterilizado, embalado, que vai direto pra mesa. O cliente acaba tendo mais praticidade. Isso que nossa loja veio propor”.