Humanização do cliente e planejamento: mentora dá dicas de como vender mais em 2021

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Em virtude da pandemia, uma nova crise foi instalada: a da economia. Em 2020, empresas foram prejudicadas por causa do fechamento das lojas físicas que provocou queda no consumo e, consequentemente, redução no faturamento. O Eufemea trouxe dicas de como vender mais em 2021 e manter a empresa ativa apesar do atual cenário. A reportagem entrevistou Amanda Maria, mentora de vendas.

Segundo Amanda, 2020 foi o ano mais difícil da história da humanidade quando se fala em vendas. “Foi um ano desafiador e quem não estava pronto ficou realmente para trás. Ou, quem estava pronto, precisou se reinventar”, disse.

Apesar do ano ter sido difícil, a mentora de vendas afirma que a palavra de 2020 foi reinventar-se. Foi assim que várias empresárias conseguiram manter seus negócios em funcionamento.

“As empresárias conseguiram mudar essa situação. Mas foi necessário que houvesse muita estratégia, planejamento e execução”, disse.

Para 2021, Amanda reforça que para que uma empresa continue funcionando e cresça no mercado é preciso planejamento. “Planejar para executar o que se planejou com estratégias para 2021”.

Amanda enfatiza que não se pode prever cenários distantes, mas que é fundamental que os empresárias tenham metas e que entendam o funcionamento do negócio.

“Entender em que momento você está e a sua empresa está. Fazer um plano de ação e executar as metas. Alcançando e desenvolvendo essas metas aos poucos, já que o cenário muda a todo momento”, afirma.

Uma dica de Amanda é que as empresas procurem cuidar da experiência dos clientes por meio da conquista. “Numa empresa assim, ela consegue vender mais fácil. Quando você oferece essa experiência para o cliente, ele consome mais fácil do seu serviço ou produto”.

E quais seriam essas experiências? Tecnologia, meio ambiente, cuidado com a equipe. “Quanto mais humanizado o atendimento para o cliente, melhor para a empresa”, sugeriu.

Durante a fase mais crítica do isolamento social, Amanda disse que percebeu – durante as mentorias – que algumas empresas deram suporte emocional para os colaboradores, o que foi um diferencial.

“Teve empresa que não parou durante o isolamento. Mesmo fechada, acontecia reunião semanal online e isso fez toda diferença. Afinal, quando passou a fase do isolamento, as equipes estavam mais focadas”.

Outra dica da mentora para 2021 é que a empresa mantenha a equipe focada e motivada. “Invista em treinamentos de qualidade, traga a humanização do atendimento. É uma das coisas mais importantes: essa humanização do atendimento que faz toda diferença”, finalizou.