O estresse é um dos principais causadores do bruxismo; saiba como funciona tratamento

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Foto: Cedido

O bruxismo é o ato de ranger ou apertar os dentes principalmente durante o sono, sendo um transtorno involuntário e/ou inconsciente com origem multifatorial. Os sons geralmente são percebidos por um companheiro e podem ajudar na identificação do problema.

Esse problema, de acordo com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), atinge cerca de 80 milhões de pessoas no Brasil e aumentou consideravalmente durante a pandemia, sendo observada, inclusive, a frequente fratura de dentes. Um recente estudo na PUC-RS mostrou que cerca de 70,9% dos pacientes eram mulheres enquanto 29,1% eram homens.

A grande maioria dos pacientes não tem a percepção dessa condição e não havia sido alertado anteriormente. Esses dados só tendem a aumentar, pois constantemente estamos testando os limites do nosso corpo até a condição de exaustão e, no caso do bruxismo, consiste em uma forma de liberação desse estresse gerado.

O estresse é um dos principais causadores do bruxismo, além de problemas emocionais, depressão, ansiedade, demissão do trabalho, problemas familiares, entre outros. A correria da vida diária leva a uma sobrecarga na tensão emocional e faz com que o indivíduo aperte os dentes durante o sono de maneira involuntária.

O cirurgião-dentista é o profissional indicado para avaliar clinicamente o caso e determinar a melhor conduta. Alguns sinais/sintomas do bruxismo encontrados na cavidade oral chamam a atenção: facetas de desgaste, sensibilidade, trincas, fraturas nos dentes, corte na língua e na parte interna da bochecha devido a bordas cortantes dos dentes.

Tratamento do bruxismo

É baseado no controle e não na cura. Por possuir uma origem multifatorial, a conduta adotada é direcionada ao fator causal.

O tratamento Odontológico é realizado através de placa miorrelaxante para a proteção dos dentes, porém, em paralelo, é necessário um tratamento multidisciplinar por meio de um acompanhamento psicológico, realização de atividades físicas, ter momentos de lazer e, com isso, uma melhoria na qualidade do sono. Esse conjunto representa uma melhora na qualidade de vida!

Foto: Cedido

Uma outra opção complementar ao tratamento para o bruxismo é o uso da toxina botulínica (botox) aplicada no músculo mastigatório, aliviando a dor e reduzindo a força da contração muscular.

Quando não é dada a devida atenção à necessidade do tratamento, o problema evolui, podendo ocorrer uma fratura dentária extensa e passando a ser indicada a colocação de uma prótese fixa ou implante dentário.

A prevenção e o tratamento precoce são as melhores formas de evitar problemas futuros!

Fique atento aos sinais e faça uma consulta periódica para cuidar da sua saúde oral!