Erosão dental: conheça os hábitos prejudiciais para saúde bucal

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Você tem hábito de beber diariamente suco de limão ou refrigerante? Já parou para pensar que essa rotina pode ser altamente prejudicial para os seus dentes e, em um futuro próximo, para a sua qualidade de vida?

Um recente estudo publicado no British Dental Journal, onde estudiosos da Universidade King’s College London, na Inglaterra, investigaram o que levava certas pessoas a apresentarem erosão dentária, ou desgaste do esmalte do dente, com mais facilidade do que outras. O estudo trouxe um alerta para os riscos da dentição mediante esses hábitos aparentemente simples.

Na tentativa de buscar hábitos mais saudáveis e aumentar o sistema imunológico, muitos indivíduos começaram a ingerir suco de limão na sua rotina diária, mas nem tudo é benéfico para a saúde. Além disso, foi observado um frequente e crescente desgaste nos dentes, fenômeno conhecido como erosão dental.

Erosão

A erosão é o processo de perda da estrutura dental de origem não-cariosa causada por substâncias ácidas de origem exógena (frutas cítricas, como suco de limão, laranja, refrigerante) ou origem endógena (ácido gástrico devido ao reflexo voluntário ou involuntário).

Ela pode estar associada a desordens psicossomáticas como a bulimia e anorexia, principalmente em mulheres jovens entre 20 e 30 anos, onde o padrão de estética e beleza levam a essa condição.

Outra situação observada para o surgimento dessa patologia é durante a gestação, casos de alcoolismo com recorrência de quadros de refluxos e vômitos, favorecendo a permanência do ácido gástrico em contato com os dentes.

Higienização

É de fundamental importância que se faça a adequada higienização dos dentes após a ingestão de substâncias ácidas ou as ocorrências que mantém o contato do suco gástrico na cavidade oral. 

Inicialmente deve-se realizar um bochecho com água para neutralizar a acidez da cavidade e, em seguida, realizar a escovação. Caso seja possível, aguardar 30 minutos para neutralizar o PH bucal.

A erosão dental pode ser tornar uma situação grave, prejudicando o seu bem-estar em virtude das alterações estéticas causada na estrutura dos dentes e presença de sensibilidade dentária. Essas condições clínicas da cavidade oral, podem gerar uma redução da autoestima e um agravamento dos distúrbios psicológicos associados.

Portanto, é fundamental que se dê a devida importância a essas situações para que, quando o problema seja identificado, a busca por uma terapia com o cirurgião-dentista aconteça o quanto antes. 

Tratamento

O estágio inicial da doença é de tratamento mais simples, mais conservador e com menor custo associado, porém à medida que o estágio da doença avança, vem o agravamento da condição, necessitando de uma terapia mais invasiva, exigindo mais tempo de tratamento, maior capacidade técnica e, consequentemente, um maior custo.

Esteja sempre atenta aos sintomas! A visita regular ao cirurgião-dentista evitar prejuízos funcionais e estéticos além das sensações de dor!