Clareamento dental: veja fatores que interferem para o escurecimento dos dentes e conheça os tipos de clareamento

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Você está satisfeita com o seu sorriso ao se olhar no espelho? Seu sorriso te representa?

O sorriso é uma forma de gerar conexão com outra pessoa, ele demonstra simpatia e, quando possuímos algo que não estamos satisfeitas no nosso sorriso isso passa a interferir negativamente na nossa autoestima e nas relações pessoais.

Autoestima é a qualidade de quem se valoriza, de quem está satisfeita com seu modo de ser, com sua forma de pensar ou com sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões (Dicio).

A busca pelo sorriso perfeito acarretou numa procura constante para melhoria dos padrões estéticos, muitas vezes impostos pela sociedade. Quando pensamos num sorriso bonito, imaginamos dentes brancos, brilhantes e bem alinhados.

O sorriso amarelado pode proporcionar uma retração ao convívio social de modo a afetar a vida da mulher negativamente, evitando sorrir e interagir com as pessoas de maneira mais espontânea pela vergonha de mostrar os dentes.

Alguns fatores interferem para o grau de escurecimento dos dentes
como:

  • Alimentos/bebidas: café, vinho, corantes, chocolate.
  • Má higiene oral: não possuir uma rotina adequada de higiene permite
    um contato por mais tempo dos alimentos que provocam escurecimento com os dentes, além do acúmulo de biofilme e formação de tártaro e manchas sobre os dentes.
  • Envelhecimento: ao longo da vida os dentes são desgastados e a
    camada externa (esmalte) que cobre os dentes e possui uma cor branca vai sendo reduzida, expondo mais o tecido interno (dentina) que possui uma coloração mais amarelada. Associado a esses fatores, tem os hábitos alimentares que perduraram ao longo de toda a vida, contribuindo para o tom mais escuro.
  • Fumo: a nicotina e outras substâncias presentes no cigarro
    proporcionam o acúmulo de pigmentos sobre a estrutura dental que geram um grau de escurecimento e vai se acumulando ao longo do tempo.

O clareamento dental é um tipo de procedimento odontológico capaz de
proporcionar excelentes resultados estéticos em um curto espaço de tempo, causando um impacto positivo no sorriso e autoestima, principalmente das mulheres.

Existem três tipos clássicos de clareamento dental:

Clareamento de consultório – É realizado pelo cirurgião-dentista que detém do controle da situação. O gel clareador num alta concentração (peróxido de hidrogênio 35%) é aplicado sobre os dentes e deixado agir, podendo variar a quantidade e tempo de aplicação de acordo com a
necessidade do caso, sendo realizada uma média de 3 sessões.

Clareamento caseiro – É realizada uma etapa de moldagem no consultório para a confecção das moldeiras que o paciente usará em casa juntamente com o gel em baixa concentração para aplicação diária (peróxido de carbamida de 10% a 16%). O resultado depende do uso regular por parte do paciente de acordo com as instruções do cirurgião-dentista.

Clareamento conjugado (consultório + caseiro) – É uma combinação das duas técnicas acima citadas, onde é realizada uma sessão da técnica do consultório para proporcionar uma maior abertura da cor e facilitar o efeito com a continuidade do tratamento através da técnica caseira.

A avaliação do caso clínico por parte do cirurgião-dentista, associado ao
perfil colaborador do paciente será determinante na escolha da melhor opção de tratamento.

Um sorriso branco e brilhante proporciona uma elevação da autoestima
e autoconfiança nas relações pessoais e profissionais. A mulher se sente mais empoderada, mais dona de si e com isso sente-se capaz de realizar tudo o que deseja com mais segurança!

Invista em você! Cuide do seu sorriso!

www.harmonita.com.br