Colabore com o Eufemea

Pandemia: casal trava batalha na Alemanha para o pai acompanhar nascimento da filha no Brasil

A psicóloga Kaanda Barros Ribeiro está grávida do primeiro filho. Com a pandemia do novo coronavírus, o companheiro, Christoph Sebastian Hauser, trava uma batalha junto à Embaixada do Brasil na Alemanha para conseguir a liberação de viagem e poder acompanhar o nascimento da filha Maria Ayla. É lá onde Christoph mora e trabalha, mas de onde acompanha diariamente a gestação de Kaanda, ‘conversa’ com a filha em chamadas de vídeo e faz planos para quando os três puderem se encontrar.   

Os dias são de muita ansiedade para a psicóloga, mas de muita confiança. Ela conversou com o  Eufemea a quem contou sobre sua vida e a profissão. 

“É a minha primeira gravidez, estou com 27 semanas e a gestação no aspecto físico tem sido muito tranquila. Emocionalmente falando, me sinto bem na maior parte do tempo, mas alguns dias estou mais sensível e me permito acolher isso também”, conta Kaanda.  

E relata a história de amor com o companheiro Christoph, o pai de sua filha.

“Ele é alemão e mora lá. Nos conhecemos aqui há mais de 2 anos e estamos juntos há 1 ano e meio. Quando decidimos pela gravidez sabíamos que poderia acontecer de ficarmos distantes nesse período, já que ainda moro aqui. Porém, o contexto da pandemia torna tudo mais difícil”, diz Kaanda. 

O plano, segundo ela, era de casarem na Alemanha em junho. “Eu iria passar um mês com ele. Agora já estamos desde janeiro sem nos ver e ele só virá em agosto e mesmo assim terá que ficar de quarentena por 14 dias. Teremos que preparar toda uma documentação para que ele possa vir e ficar no Brasil um tempo já que no momento não está permitido aos europeus viagens turísticas para cá”, relata.  

Kaanda diz que Christoph está com a passagem comprada “para 1º de agosto até 25 de outubro.  Mas temos que provar que ele é meu companheiro e pai de Maria Ayla para justificar. Ele virá para o parto e pós-parto inicialmente. Depois eu e Maria Ayla vamos morar lá. Devemos nos mudar em janeiro/fevereiro”, ela conta. 

“Ele gosta de cantar para ela” 

A distância, porém, não os impede de conversar todos os dias e de Christoph acompanhar a gestação de Kaanda e conversar com a filha.

Kaanda e Christoph se conheceram há mais de dois anos: “O contexto da pandemia torna tudo mais difícil”

“Nós nos falamos todos os dias por videochamada no WhatsApp e eu sempre incentivei que ele conversasse com ela, especialmente a partir do quarto mês de gestação quando o bebê já pode ouvir. Esses diálogos se intensificaram com os movimentos fetais. Ele gosta de cantar em alemão para ela e ela quase sempre se meche muito nesses momentos. É possível sentir que o vínculo afetivo está sendo gerado, mesmo com toda a distância física. Também procuro sempre que possível fazê-lo participar das consultas e exames de ultrassom, é uma maneira dele se fazer mais presente”.  

A psicóloga diz ainda que Christoph é engenheiro elétrico e trabalha na empresa Bosch, na Alemanha. “Eu irei morar com ele e nossa filha assim que ela tiver idade para viajar de avião, no quinto ou sexto mês de vida, ou seja, em janeiro/fevereiro do próximo ano. Analisamos que essa seria a melhor opção já que sou autônoma e possa realizar o meu trabalho à distância, então será mais fácil que eu saia daqui do que ele de lá”.  

Formada em Psicologia há mais de 8 anos, ela conta que atua e desde então “como psicoterapeuta com especialização na área perinatal que é uma área específica voltada para o estudo e cuidado com a mulher/mãe e sua família desde a preparação para engravidar, durante a gravidez, parto e pós-parto, oferecendo suporte psicoemocional para vivenciar esses momentos de profundas transições”. 

Também trabalha “como facilitadora de círculos de mulheres há mais de 4 anos numa perspectiva que une o trabalho terapêutico, constelação familiar e Sagrado Feminino. Neste tempo criei o grupo terapêutico para mulheres Ciclo Sagrado Feminino que acontece através de encontros mensais durante um ano na clínica SerHuno na Jatiúca”. 

“Agora, estou criando uma versão on-line e reduzida deste trabalho que será divulgado em breve. Além disso, conduzo o Programa Árvore: desenvolvendo facilitadoras de círculos de mulheres desde o início deste ano, voltado para mulheres que desejam aprofundar o seu autoconhecimento e se preparar para trabalhar com grupos femininos. Também sou uma das guardiãs da Jornada FloreSER que é um grupo de 4 mulheres que realizam juntas trabalhos terapêuticos e espirituais para mulheres através de rodas de conversa, workshops e retiros”, ela informa. 

Niviane Rodrigues

Niviane Rodrigues

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.