Pandemia provoca queda no número de mamografias em Maceió; saiba onde fazer o exame

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

A pandemia causada pelo novo coronavírus provocou uma grande queda no número de mamografias em Maceió. Segundo informações repassadas ao Eufêmea pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em 2019 foram realizadas 29.696 mamografias pela Secretaria Municipal de Saúde, sendo 16.063 para mulheres de 50 a 69, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde. Já em 2020 (até agosto) foram realizadas  8.387 mamografias em Maceió, sendo 4.283 por mulheres de 50 a 69 anos.

Ainda conforme a SMS, a estimativa de mamografias a serem realizadas é de 31.654 por ano, o que corresponde a 2.638 exames por mês. Entretanto, isso não vem acontecendo. E o principal motivo: a pandemia.

Para que esse cenário mude, a SMS tem intensificado, junto à população, a importância da realização do exame de rastreamento e acompanhamento clínico por meio de lives e ações nas unidades de saúde. 

Dia 23, no dia D da campanha, será realizada uma Feira de Serviços com a oferta de encaminhamentos de mamografias para as mulheres que se encaixarem nos critérios definidos. 

Câncer de mama é o segundo que mais mata no mundo

No mês de outubro, a campanha Outubro Rosa visa conscientizar a sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais mata no mundo.

Em 2020, o número de diagnósticos positivos para a doença deve crescer. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) e Ministério da Saúde apontam que são esperados 625 novos casos de câncer de mama no Brasil.

Como fazer o exame em Maceió?

No caso de mulheres de 50 a 69 anos, elas podem ir  até uma unidade de saúde próxima  e solicitar o encaminhamento para a realização da mamografia de rastreamento. 

Em seguida, é só procurar um dos prestadores de serviços contratualizados (Nova Imagem, Hospital Universitário, Hospital Ortopédico, Santa Casa de Misericórdia de Maceió) ou PAM Salgadinho e realizar a marcação.

Para mulheres fora da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde deve ser realizado Exame Clínico das Mamas e, nos casos alterados, a complementação com o exame mamográfico.

Ainda segundo a SMS, em Maceió, não há fila de espera para a realização de mamografias.

Mamografias gratuitas pelo Sesc Alagoas

O Sesc Alagoas está disponibilizando 200 mamografias gratuitamente. Mulheres com idades entre 50 a 69 anos, podem fazer o exame sem solicitação médica. 

Para as demais, será imprescindível o encaminhamento do profissional de medicina. As interessadas devem fazer o agendamento no Sesc Poço, no período de 5 a 15 de outubro, das 14h às 17h, com as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS, além da solicitação médica, se necessária. Serão 25 agendamentos por dia.

As mamografias serão feitas durante o mês de outubro, na Unidade Móvel Saúde Mulher, no Sesc Poço. Todas as recomendações das autoridades de saúde, diante da pandemia da Covid-19, deverão ser respeitadas.