Colabore com o Eufemea

“A palavra chave é adaptação”, conta dona de empresa de eventos

Imagine você o que é trabalhar com eventos – festas, casamentos, aniversários – e de repente não poder mais realizar a atividade que lhe garante a sobrevivência. O susto foi grande para quem vive da atividade, mas passado o impacto inicial, é hora de se reinventar para seguir a vida e o negócio durante e após a pandemia.


O Eufemea conversou com Guiomar Omena, a Mamá Omena, que há 20 anos mantém uma empresa de eventos em Alagoas. O negócio expandiu e atende também clientes de outros estados. Com a chegada do novo coronavírus, a empresária conta que foi preciso pensar rapidamente em uma estratégia. Foi isso o que fizeram ela e a sócia, Nina Vianna, que é sua filha.


“Nós que fazemos eventos estamos passando por um momento muito difícil. Quando aconteceu essa pandemia foi um impacto, um susto. Pensamos: como vai ser, o que vai acontecer?”, relata Mamá Omena.
Passado o susto, foi hora de entrar em contato com os clientes “para ver qual seria a reação deles. “Todos os nossos eventos desse primeiro semestre foram adiados. Graças a Deus, nenhum cancelado.

Continuamos trabalhando com nossos clientes, organizando as festas, temos festas no segundo semestre e para 2021 já temos um número considerado de eventos. Então a gente continua trabalhando, organizando e formatando”.


Quanto aos funcionários, Mamá Omena também buscou o ajuste. “Procuramos ajustar com os nossos funcionários porque temos alguns fixos, não muitos, e cada evento a gente contrata pessoas para nos ajudar. Então é menos mal”, diz.

E o futuro para o mercado que ela abraçou, como será? “Na verdade, somos muito otimistas e esperançosos, claro, dentro da realidade. A gente não pode nunca esquecer que o nosso momento é muito difícil. Mas a gente planeja quando voltar a viver normalmente, tudo vai ser devagar e com adaptações. A gente vai ter que se adaptar à realidade do cliente, porque muita gente está sendo prejudicado financeiramente falando. Então a palavra chave vai ser: adaptação”.

Aos colegas de profissão, Mamá Omena transmite a seguinte mensagem: “Nunca perder a fé e a garra de procurar dias melhores. Vai ser fácil? Não. Mas nós profissionais temos que nos adaptar a essa nova fase da vida e com esperança e empreendedorismo. A gente tem que se reinventar, procurar coisas que vão substituir outras que não podem ser mais”.

Niviane Rodrigues

Niviane Rodrigues

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.