Colabore com o Eufemea

Na luta pela vida, mulher com tumor cerebral recorre a ‘vaquinha virtual’ para fazer cirurgia

Foram 30 dias seguidos de uma forte dor de cabeça, até que ela decidiu procurar um oftalmologista, acreditando tratar-se de problema na vista. O médico pediu que recorresse a um neurologista e após exames veio o diagnóstico que Rute Rodrigues Tenório Filha, 35 anos, não imaginava receber: estava com um tumor cerebral.  Passados nove meses da descoberta do tumor na região da glândula pineal, com aumento considerável de tamanho, ela corre contra o tempo para fazer uma cirurgia e recuperar a saúde.  

O custo total da cirurgia é de R$ 117.062,81. Dinheiro que nem Rute nem a família dispõe. Daí, ela teve a ideia e lançou uma ‘vaquinha’ virtual para tentar conseguir o montante e assegurar o procedimento. O Eufemea conversou com Rute, que contou sua história e a luta pela vida. 

“Descobri depois de ter dores de cabeça 30 dias corridos e aí pensei que era vista, mas o oftalmologista disse que não eram justificáveis as dores de cabeça e me orientou a procurar um neurologista, foi quando fiz exames e descobri”, ela conta.  

Os sintomas vão desde pressão na cabeça à visão turva, com risco de morte.  Já as sequelas, diz Rute, “são perda de visão, esquecimento, problemas neurológicos. Não existe mais tratamento medicamentoso. A cirurgia será feita em Curitiba (PR)”, informa.  

Desempregada, ela conta que mora com a família e recorre à fé para enfrentar o problema.  “Me sinto bem, pois creio no amor e cuidado de Deus na minha vida”, afirma Rute, mãe de uma jovem de 17 anos. 

Doença e perda da mãe 

Na sua rede social Instagram, ela tem divulgado a campanha e vídeos pedindo apoio para conseguir realizar a cirurgia e onde detalha também todo o processo, da descoberta à luta pelo tratamento.  

“Há nove meses, eu fui diagnosticada com um tumor na hipófise. Eu vinha sentindo muitas dores de cabeça e resolvi fazer uma ressonância, que detectou um tumor na hipófise. O médico pediu uma outra mais específica, para ver melhor. E aí descobriu que tinha também um cisto na glândula pineal. Fui para o neurologista no final de setembro, mas em outubro minha mãe adoeceu e precisou fazer uma cirurgia cardíaca e aí tive que dá atenção a ela na UTI, que era humanizada e precisava de uma pessoa com ela”, lembra Rute. 

Rute conta que precisou cuidar da mãe, que faleceu o ano passado: “Depois disso, foi quando eu pude atentar mais para o meu problema”

Rute revela que ficou com a mãe praticamente 100% do tempo, “dia e noite. Eu não tinha nem como me preocupar comigo diante da situação dela, que contraiu uma bactéria, teve muitas complicações e depois de três meses na UTI veio a falecer, no dia 27 de janeiro (do ano passado). E aí, depois disso, foi quando eu pude atentar mais para o meu problema”. 

Com a pandemia do novo coronavírus, conta, “os médicos pararam de atender e eu tive que esperar mais dois meses e quando voltei para o médico, e fiz outra ressonância, o tumor já tinha aumentado. O que era apenas um cisto líquido, virou uma massa palpável e dobrou de tamanho e aí veio a necessidade da urgência de fazer uma cirurgia porque esse tumor estava crescendo de uma forma muito rápida. Na verdade, dobrou de tamanho em quatro meses e depois eu fiz outra ressonância, ele já tinha aumentado um pouco mais”, ela diz, ao ressaltar que há risco de o tumor provocar uma hidrocefalia.   

“Se isso acontecer, eu posso perder a visão, entrar em coma e muitas outras sequelas. O que o médico adianta é que eu deveria fazer a cirurgia o quanto antes para não abusar da sorte, foi a palavra que ele usou, porque tendo uma crise é certeza de sequela. Fazendo a cirurgia antes, eu posso não ter nada e ficar bem. Pode acontecer de ficar alguma sequela, porque toda cirurgia tem esse risco, mas a probabilidade de ter sequela é mínima”, diz Rute. 

Uma amiga a convidou para ir a Curtiba, indicou um médico. “Falei para ela que estava sem condições, que estava sem trabalhar e aí ela mesma se dispôs a comprar as minhas passagens e eu fui, fiz a consulta com o médico. Ele disse que se eu tivesse com tudo pronto, eu ficaria e nessa mesma semana ele já faria a cirurgia, porque a indicação é de fazer o quanto antes”, ela informa, ao dizer que apesar da ajuda que tem recebido desde que iniciou a vaquinha virtual, ainda está muito distante de obter o valor necessário.  

“Tem o pós-operatório, precisa ter uma pessoa me acompanhando, que no caso vai ser a minha filha, vou ter despesas com hospedagem, alimentação, medicação”, lembra. 

Quem puder contribuir, pode fazer transferência ou depósito para as seguintes contas: 

Banco do Brasil 

Agência: 2332-9 

C/Corrente: 20972-4 

Rute Rodrigues Tenório Filha 

Caixa Econômica  

Agência: 1545 

C/Corrente: 22456-6 

CPF: 062.682.014-69 

Rute Rodrigues Tenório Filha 

Niviane Rodrigues

Niviane Rodrigues

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.