Colabore com o Eufemea

Dona de Ateliê conta história de empreendedorismo marcada por recomeços, dedicação e amor

Há 12 anos, Cilmery Marly Gabriel de Oliveira, 41 anos, mais conhecida como Cil Oliveira produziu – durante uma brincadeira com uma amiga – o seu primeiro acessório para uso pessoal. Ela não imaginava que as peças que iriam fazer sucesso, mas rapidamente as encomendas começaram a surgir. O Eufêmea conta a história de empreendedorismo da alagoana Cil Oliveira que comanda o ateliê Coolture. Apesar de estar no mercado, a diretora criativa vê que o empreendedorismo feminino ainda é visto como uma atividade inferior em Alagoas.

Ao Portal, Cil disse que ao longo dos anos, o ateliê passou por várias fases e muitos recomeços. “Há dois anos tivemos mais uma reviravolta com mudanças marcantes: troca do nome da marca, nova logo e um olhar mais profissional com qualificação de equipe e estrutura da empresa”.

Mas engana-se quem acha que essas mudanças são negativas. Elas fortalecem e ensinam. Assim como algumas empreendedoras espalhadas em Alagoas, Cil tem uma rotina diária puxada. Ela é formada em fisioterapia e é especialista na área de Cárdio-Respiratória e Mestre em Ciências aplicadas à pediatria. Ela trabalha em dois dos maiores hospitais do Estado.

“Por isso muita gente me pergunta como consigo conciliar a correria dos plantões com a empresa, principalmente porque sou responsável por toda a parte de criação e desenvolvimento de coleções, bem como a produção de quase todas as peças. Realmente não é nada fácil”, diz.

E por causa disso, os feriados e finais de semana não são de descanso para ela. “Qualquer tempinho fora dos hospitais me dedico a empresa”.

Mas a diretora criativa do ateliê ainda tem a casa, as atividades físicas e a família. “É realmente uma maratona diária. Mas quando fazemos com amor a gente nem sente tanto o cansaço. Sempre falo que as horas que me dedico a minha arte são as mais prazerosas do meu dia”.

Falta de incentivo e valorização
Uma das coleções de Cil

Um dos principais desafios para a diretora criativa está na falta de incentivo e valorização aos artistas da terra. “E é um peso extra quando se trata das mulheres, pois ainda prevalece uma cultura de se associar o empreendedorismo feminino a um simples hobby”.

Para ela, a atividade ainda é vista como inferior. “Menosprezando o potencial e a capacidade de grandes artistas, principalmente no segmento da moda”.

O empreendedorismo feminino, de acordo com Cil, é um trabalho sério que exige esforço, estudo e dedicação. 

“Muitas pessoas ainda não sabem diferenciar a “menina que faz bijuteria” da designer empreendedora que criou uma marca, que gerencia várias atividades, que se capacita, que está sempre em busca do novo, do melhor para seu produto e/ou serviço”, ressalta.
Cil é diretora criativa do Ateliê

O trabalho de Cil junto ao ateliê vem crescendo a cada ano. No começo do ano, ele foi aprovado numa curadoria para participar como expositores no Minas Trend que é o maior salão de negócios de moda da América Latina. Mas por causa da pandemia, o evento foi adiado.

“Mas continuamos nos capacitando e investindo na estruturação da empresa para, se Deus quiser quando tudo isso passar, participar deste grande evento e assim conseguir uma maior projeção nacional impulsionando nossos clientes de atacado e tornando ainda mais sólido nosso papel de levar a moda alagoana para o mundo”, disse Cil.

A diretora criativa vê o ateliê como o filho dela. “É meu sonho onde dedico meus conhecimentos, minha energia, minha vontade de crescer sempre e de ajudar outras mulheres a se sentirem ainda mais bonitas, poderosas, especiais e capazes de realizar tudo que desejarem”.

O ateliê é a fábrica de felicidade para Cil. “Cada peça que desenvolvo só se torna completa quando a vejo exaltando a beleza única que há na mulher que a usa”.

Nova coleção

Inspirada no sentimento de renovação e esperança, a Diretora Criativa, Cil Oliveira escolheu o arco-íris como inspiração para desenvolver a mais nova Coleção Cápsula batizada de Rainbow.

O lançamento traz consigo um querer de dias mais positivos, iluminados e descontraídos. “Nosso maior desejo é o de levar beleza, alegria e leveza a todos neste momento de transição. Desejamos que nossa cliente se entregue à alegria, vista-se do seu melhor sorriso e deixe nosso arco-íris colorir seus melhores momentos”, reforça a mente criativa à frente da marca. Para estrelar a campanha foi convidada a estilista alagoana Manu Mortari, uma mulher inspiradora e que espalha alegria e cor por onde passa.

Coleção Cápsula Rainbow do ateliê Coolture traz positividade e estilo para o Verão’21
Raíssa França

Raíssa França

Cofundadora do Eufêmea, Jornalista formada pela UNIT Alagoas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Em 2023, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste e o prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas.