Colabore com o Eufemea

Consumo de vinho aumentou entre as mulheres na pandemia; especialista explica

Foto: Bárbara Isis

As mulheres beberam mais durante a pandemia. E a bebida escolhida por eles foi o vinho. O presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Marcio Ferrari, mostrou que dados de setembro de 2020 apresentam um acréscimo relevante: neste último trimestre do ano, o consumo está chegando perto dos 3 litros (2,8 litros de vinho por pessoa) em comparação ao mesmo período de 2019. Um acréscimo de 39% no vinho de mesa e 50% no vinho fino. E um aumento de 72% em relação ao primeiro trimestre de 2020 e um recorde na história da indústria nacional.

Na fase mais crítica da pandemia, o isolamento social serviu para evitar a maior propagação do vírus, mas também favoreceu crescimento nas vendas de vinho no país.

Sem sair de casa, as mulheres optaram em consumir este tipo de bebida. Mas afinal, por qual motivo as mulheres beberam mais na pandemia?

Ao Eufêmea, a jornalista e especialista em vinhos, Maria Barreiros, criadora do instablog e confraria Vinho com Maria, de Maceió, a pandemia uniu ainda mais pessoas em torno desta bebida.

“O isolamento não foi empecilho para o encontro das pessoas em torno do vinho, pelo contrário, o mundo virtual foi aliado e uniu essa bebida única às pessoas. Vejo um consumo mais consciente, e principalmente a busca pelo preço, sem perder a qualidade, fruto da procura pelo conhecimento enogastronômico. Eu participei de várias aulas, cursos, e também ministrei degustações guiadas virtuais,” explicou a sommeliere, que tem alunos, em Maceió, Recife, Fortaleza e até África do Sul.

A especialista explica que o fato das mulheres estarem bebendo mais vem acontecendo porque todos estão ficando mais em casa, e assim
podendo consumir em maior quantidade, com mais conforto e segurança.

“Visto que a compra de vinho vem sendo realizada no supermercado ou e-commerce, com preços mais atrativos do que os praticados em restaurantes”, comentou Maria.

Enquanto o consumo de vinhos aumentou, o de espumante caiu. Mas segundo a especialista, a tendência é que esse cenário mude. “Espera-se que com a proximidade das festas de final de ano e com o verão, esse dado se reverta e o consumo do vinho borbulhante também cresça”.

Única nordestina convidada para a Wine Press Trip, finalizando com a Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2020, em novembro
Foto: Bárbara Isis

Maria Barreiros, jornalista, relações públicas, construiu sua carreira como assessora de comunicação no serviço público alagoano, desde 2006. Porém há pouco mais de dois anos, iniciou uma nova etapa em sua vida profissional, se especializando em vinhos pela WSET (Certificado Internacional da Wine Spirit Education – Wine Set.).

Hoje atua como instrutora/sommeliere e produtora de conteúdo digital e foi convidada, como única jornalista especializada em vinhos do Nordeste a participar do grupo de formadores de opinião da Wine Press Trip, formada por comunicadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. A viagem ternina com a Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2020, promovida pela Associação Brasileira de Enologia.

O encontro será na maior região vitivinícola do Brasil, no Rio Grande do Sul. Entre os dias 4 e 8 de novembro. Uma ação focada no enoturismo, mesmo sem o término da Pandemia.

De acordo com a representante da Conceito com Brasil, organizadora do evento. Esse encontro entre jornalistas, influenciadores e produtores de conteúdo acontece há 17 anos.

“Será uma imersão no mundo do vinho brasileiro e da gastronomia, com visitas nas vinícolas Miolo, Cave do Sul, Geisse, Aurora, Dal Pizzol, Cristófoli e Larentis, e da Union Distillery do Brasil, além de participar da maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, a Avaliação Nacional de Vinhos, Safra 2020,” salientou Lucinara Masiero.

Eles também conhecerão um pouco da estrutura hoteleira com hospedagem no Hotel Casacurta, em Garibaldi, e Dall’Onder, em Bento Gonçalves. Em Garibaldi, também conhecerão a Magia do Vidro na Madelustre, provarão das trufas artesanais da Devorata e passearão de Tim Tim pelo centro histórico da Capital Brasileira do Espumante.


Raíssa França

Raíssa França

Cofundadora do Eufêmea, Jornalista formada pela UNIT Alagoas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Em 2023, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste e o prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas.