Chá de bênçãos ou ‘despedida da barriga’. Você já ouviu falar? Diferentemente do chá de bebê que todos conhecem, o chá de bênçãos é focado na gestante e é um evento organizado pelas amigas mais próximas, familiares ou pela própria mãe. O objetivo dele é fortalecer e encorajar a gestante para viver a experiência do parto, e para aproveitar bem o final da gestação.
O momento é intimista e traz consigo um ritual de fortalecimento da gestante. O foco é mimar essa mamãe.
Para o momento prepara-se um escalda pés com ervas estimulantes, enquanto a gestante fica com os pés na água quente e uma amiga ou doula faz a pintura da barriga.
A proposta da pintura é materializar aquele bebê que está perto de chegar. O ambiente é decorado com flores, velas aromáticas e incenso.
As amigas podem preparar esse ambiente para que seja o mais tranquilo possível para a gestante. Enquanto escalda os pés da gestante, as amigas podem ir declarando palavras de bençãos sobre a vida da gestante e do seu bebê. É fundamental que as amigas ou familiares que estiverem presentes reforcem o quanto aquela mulher é forte e corajosa.
O ritual remete às antigas tradições, baseadas na medicina chinesa, que incentivam a futura mãe a aquecer os pés para estimular o trabalho de parto.
Amor antes do parto
A enfermeira Cynthia Kássia, de 28 anos, viveu essa experiência antes da chegada do primeiro filho, o Heitor. Segundo Cynthia, ela não sabia do que se tratava o chá, mas uma amiga dela organizou tudo e preparou a surpresa.
“Foi algo pequeno. Só estava minha família e poucas amigas. Eu não sabia o que viria”, disse.
Para Cynthia, o momento foi o mais mágico possível. “A Bárbara, minha amiga que preparou o chá e desenhou o meu filho na barriga. É uma verdadeira obra de arte. Deixou todo mundo encantado. Eu não queria nem tirar o desenho da barriga”, disse.
Ao longo do chá, Cynthia recebeu carinho, amor e muitas palavras de afeto.
Momento inesquecível
No domingo (21) foi a vez de Talita Moureira, de 29 anos. A empresária está esperando a primeira filha, Maria Valentina. Organizado pelas amigas, o chá de despedida fez com que Talita sentisse o amor e a própria filha.
No chá de Talita foram usados alguns itens: pétalas, óleos, incensos, sal grosso, entre outros.
Talita desconhecia o ritual, mas a cerimônia trouxe para ela coragem e força para a chegada da bebê. Quem fez o desenho e pintura da barriga dela foi Bárbara Santana.
“Reforçou a minha segurança e aliviou minha ansiedade. A mulher fica muito ansiosa antes da chegada do bebê, mas após o chá tenho certeza que renovei minha fé e minha esperança de tudo sairá bem”, finalizou.