Chá de bênçãos: ritual fortalece gestante através de apoio e amor na preparação para o parto

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Chá de bênçãos ou ‘despedida da barriga’. Você já ouviu falar? Diferentemente do chá de bebê que todos conhecem, o chá de bênçãos é focado na gestante e é um evento organizado pelas amigas mais próximas, familiares ou pela própria mãe. O objetivo dele é fortalecer e encorajar a gestante para viver a experiência do parto, e para aproveitar bem o final da gestação.

O momento é intimista e traz consigo um ritual de fortalecimento da gestante. O foco é mimar essa mamãe.

Para o momento prepara-se um escalda pés com ervas estimulantes, enquanto a gestante fica com os pés na água quente e uma amiga ou doula faz a pintura da barriga.

A proposta da pintura é materializar aquele bebê que está perto de chegar. O ambiente é decorado com flores, velas aromáticas e incenso. 

@bbarbarasantanaa faz o desenho e pintura do bebê

As amigas podem preparar esse ambiente para que seja o mais tranquilo possível para a gestante. Enquanto escalda os pés da gestante, as amigas podem ir declarando palavras de bençãos sobre a vida da gestante e do seu bebê. É fundamental que as amigas ou familiares que estiverem presentes reforcem o quanto aquela mulher é forte e corajosa.

O ritual remete às antigas tradições, baseadas na medicina chinesa, que incentivam a futura mãe a aquecer os pés para estimular o trabalho de parto.

Amor antes do parto

A enfermeira Cynthia Kássia, de 28 anos, viveu essa experiência antes da chegada do primeiro filho, o Heitor. Segundo Cynthia, ela não sabia do que se tratava o chá, mas uma amiga dela organizou tudo e preparou a surpresa.

Foto: Cortesia. Leonardo, esposo de Cynthia.

“Foi algo pequeno. Só estava minha família e poucas amigas. Eu não sabia o que viria”, disse.

Para Cynthia, o momento foi o mais mágico possível. “A Bárbara, minha amiga que preparou o chá e desenhou o meu filho na barriga. É uma verdadeira obra de arte. Deixou todo mundo encantado. Eu não queria nem tirar o desenho da barriga”, disse.

Ao longo do chá, Cynthia recebeu carinho, amor e muitas palavras de afeto. 

Momento inesquecível

No domingo (21) foi a vez de Talita Moureira, de 29 anos. A empresária está esperando a primeira filha, Maria Valentina. Organizado pelas amigas, o chá de despedida fez com que Talita sentisse o amor e a própria filha.

No chá de Talita foram usados alguns itens: pétalas, óleos, incensos, sal grosso, entre outros.

“Eu consegui me entregar no chá. Foi uma sensação muito boa e única. Sei que minha filha chegará repleta de amor. Foi um momento inesquecível”, comentou.

Talita desconhecia o ritual, mas a cerimônia trouxe para ela coragem e força para a chegada da bebê. Quem fez o desenho e pintura da barriga dela foi Bárbara Santana.

Foto: Cortesia. Talita espera a primeira filha, Maria Valentina.

“Reforçou a minha segurança e aliviou minha ansiedade. A mulher fica muito ansiosa antes da chegada do bebê, mas após o chá tenho certeza que renovei minha fé e minha esperança de tudo sairá bem”, finalizou.