Colabore com o Eufemea

“Salve o Ralph” – o curta-metragem que traz a outra face da indústria da beleza

Você deve ter visto nos últimos dias em sites, redes sociais o vídeo do coelho Ralph e o uso das #SaveRalph. A animação tem como objetivo alertar sobre os testes que indústrias de cosméticos fazem em animais, prática ainda adotada em muitos países. O curta relata a vida do coelho Ralph em um documentário onde ele conta sobre a sua rotina de “testador” e as consequências que os testes causam em sua saúde.

A animação foi lançado pela Humane Society International em 6 de abril de 2021 escrita e dirigida por Spencer Susser e é estrelado por Taika Waititi, Ricky Gervais, Zac Efron, Olivia Munn, Pom Klementieff, Tricia Helfer e Rodrigo Santoro.

Enredo

No curta, o coelho Ralph conta em um documentário para o Humane Society International como é sua rotina de trabalho na indústria de cosmético. Ao longo das cenas, Ralph faz menções de como são realizados os teste e como isso prejudica sua saúde. No começo do curta – que tem duração de 4 minutos – ele relata que está cego e surdo devido ao seu trabalho. Ralph passa por teste químicos que o deixa com queimaduras em seu corpo, mesmo com dor e o sofrimento causado pelos procedimentos ele relata que sabe que faz isso pelos humanos. Ao decorrer da história, Ralph pontua de forma triste que gostaria de ser um coelho comum e livre, mas enquanto ainda tiverem testes em animais e consumo desses produtos, seu destino é ser um “testador”.

Se você ainda não assistiu e ficou curiosa com a história de Ralph, segue o link do vídeo no Youtube: https://bityli.com/4XjQO

 Humane Society International

A Humane Society International trabalha em todo o mundo para promover o vínculo humano-animal, resgatar e proteger cães e gatos, melhorar o bem-estar dos animais de fazenda, proteger a vida selvagem, promover testes e pesquisas sem animais, responder a desastres naturais e enfrentar a crueldade contra os animais em todos as suas formas.

Para mais informações sobre a Humane Society International, acesse: https://www.hsi.org/

Campanha Seja Cruelty-Free

A campanha Campanha Seja Cruelty-Free (livre de crueldades), busca levar para países a importância sobre como os testes em animais são formas cruéis e arcaicas. Atualmente, vários estudos mostram que existem outros meios de testes seguros e com maior eficácia, sem precisar usar animais como relata no site da Humane Society International.

Teste em animais no Brasil

Atualmente no Brasil não existe nenhuma Lei federal que proíba o uso de animais em testes, porém alguns estados como Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo já promulgaram leis específicas para a proibição da prática de testes em animais na indústria cosmética.

Mas há muito trabalho ainda pela frente. A Humane Society International vem trabalhando para implantação de novos métodos alternativos no Brasil, através de investimento, de financiando de estudos e pesquisas, além da luta para a criação da Lei federal que proíba a utilização desses animais em testes.

Sabrina Luiza

Sabrina Luiza

Especialista em Gestão e Posicionamento para profissionais da área da beleza. Escrevo sobre moda e beleza.