Colabore com o Eufemea

Major Josiene é a primeira mulher a comandar o BPRV em Alagoas; batalhão foi criado em 2003

Foto: Ascom PM/AL

A solenidade de passagem do comando do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do tenente-coronel Everaldo Liziário à major Josiene Lima foi considerado um marco nesta quarta-feira (16). É a primeira desde a criação do BPRv, em 2003, que uma mulher comandará a Unidade Especializada.

A Comandante

Nascida em Penedo, em Alagoas, a major Josiene Lima incorporou na PMAL em 05 de março de 2001, fez o Curso de Formação de Oficial na Academia de Polícia Militar Arnon de Mello (APMSAM), e foi declarada aspirante-a-oficial em 12 de dezembro de 2003.

Fez o mestrado profissional em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Academia do Barro Branco da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

É graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas; especialista em Comunicação Empresarial pelo Centro de Ensino Superior de Maceió; em Gestão da Comunicação e Marketing Institucional pela Universidade Castelo Branco; em Comunicação Social e em Coordenação Pedagógica, ambos pelo Centro de Altos Estudos do Exército Brasileiro.

Foi Chefe do Núcleo de Relações Públicas e Ações Sociais da Assessoria de Comunicação da PMAL, serviu no 5º BPM e no Batalhão de Eventos (BPE), assumiu o cerimonial do Tribunal de Justiça de Alagoas, foi Ajudante de Ordens do Comando Geral da PMAL, Diretora da Divisão Técnica do Colégio da Polícia Militar, Chefe da Seção Técnica de Ensino do CFAP, Diretora da Divisão Técnica da APMSAM e Subcomandante do CFAP.

A mulher na Briosa

O primeiro passo na trajetória da figura feminina na PM de Alagoas foi em 1988. As pioneiras ao oficialato foram enviadas para se qualificarem nos estados de Pernambuco e Minas Gerais, retornando no ano de 1990 para exercerem suas funções na segurança pública.

À época, ainda não havia Academia de Polícia em Alagoas. Já em 1989, um grupo de 35 mulheres finalizou o primeiro Curso de Formação de Soldados Femininos (CFSd Fem) e outras 11 guerreiras concluíram o de Formação de Sargentos Femininos (CFS Fem). Era a primeira vez que cursos, neste formato, ocorriam em terras alagoanas — tornando-se um marco na história da Corporação.

Atualmente a PM-AL possui 1.133 policiais femininas na ativa, incluindo as que estão de licenças, à disposição de instituições ligadas à Segurança Pública e também as que estão distribuídas no policiamento ostensivo e na atividade administrativa em todas as áreas da Corporação. Esse total representa aproximadamente 15,4% do efetivo total.

Além da Major Josiene, que está à frente do BPRv, há também outras mulheres em cargos de comando na PM de Alagoas.

Como por exemplo, a major Danielle Assunção e a tenente Priscila Cavalcante, que chefiam as patrulhas Maria da Penha de Maceió e Arapiraca, respectivamente, inclusive com bons resultados contra a violência doméstica, e a Capitã Danilva, comandante da 3ª CPM/I, sediada em Paripueira.

*com Assessoria da PM

Raíssa França

Raíssa França

Cofundadora do Eufêmea, Jornalista formada pela UNIT Alagoas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Em 2023, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste e o prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas.