Sou Sabrina, tenho 27 anos e, sim, usei calça skinny, sandália Melissa com meias coloridas, batom Snob da Mac e dançava É O TCHAN! Ah, e ainda mando emojis nas conversas, rio com “hahaha” e falo “boletos”. Se até aqui você se identificou com alguma dessas coisas que citei, seja bem-vinda ao mundo cringe.
Vem comigo descobrir o tão cringe você é.
CRINGE é a palavra do momento nas redes sociais. Mas, afinal Sabrina, o que é cringe?
A gíria cringe vem do inglês e em uma tradução livre, podemos traduzir como algo vergonhoso, brega ou antiquado. A gíria é muito utilizada por jovens considerados “geração Z”, nas redes sociais.
O termo ganhou ênfase no Twitter, entrando para os assuntos mais comentados do dia no Brasil e entre os 50 termos mais pesquisados do Google, após uma publicação feita pela podcaster Carol Rocha em seu Twitter, no qual perguntava sobre o que os jovens da Geração Z “acham um mico” nos Millenials. Na sequência, ela comentou: “acho q falar mico já passou, é cringe né?”.
Antes de tudo, vamos entender os termos: Geração Z pessoas com menos 25 anos; Millenials com mais de 25 anos.
Então, se você passou dos 25 anos vai ficar em choque com o que a geração Z acha “brega”, ou melhor, cringe.
O post com milhares de respostam apontaram que ouvir Sandy & Junior, usar emojis nas conversas e até tomar café da manhã (oi?) é coisa de gente velha (nota desta colunista: ainda passada que a “galera” mais nova acha fora de moda tomar café da manhã. Como conseguem? Eu não vivo sem meu pãozinho com manteiga de manhã).
Então, resolvi trazer um top 5 de beleza e moda para saber o quão cringe você é.
5 – Calças de cós baixo
As calças de cós baixo são consideradas tão cringes quanto gostar de Friends e ter lido Harry Poter.
4 – Sapatilhas bico redondo
As clássicas sapatilhas de bico redondo davam um chame no look desde o mais formal para ir trabalhar até a saída com as amigas.
3– Unha francesinha –
Acreditem, unha francesinha é cringe. Quem aí não viveu o momento das nail artes, unhas desenhadas ou adesivadas que eram o sucesso nos anos 2000?
2- Cabelo penteado de lado.
Pentear o cabelo de lado é considerado ultrapassado para a Geração Z, tanto quanto falar boletos e ouvir Raça Negra. O penteado mais usado pelos “jovens” são os repartidos ao meio e mais despojados.
1 Calça skinny –
Como assim calça skinny é cringe?? Tenho certeza que foi a pergunta que você se fez neste momento hahahaha – ah, para eles, rir com “hahahah” é cringe, o certo é rir com “kkkk” -. É minha amiga, a geração Tik Tok não perdoou nem a palavra “litrão” imagina a calça skinny. As calças do momento são de modelos mais retas e largas como os modelos mom jeans, as calças skinnys são vistas como leggins ultrapassadas”.
Ao ler esta coluna, talvez você esteja pensando: como assim tudo isso deixou de ser moda em tão pouco tempo para uma geração? Bem, tudo na vida tende a ser cíclico. Com a moda e os comportamentos sociais não seria diferente. Quando éramos jovens – como aqueles que hoje denominamos “geração Z” – ríamos da moda das nossas mães ou alguém, sinceramente, nunca viu uma foto de um parente nosso do passado e riu das pochetes ou ombreiras que usavam em sua época das músicas e que eram sucesso?
Mas uma coisa é certa: nessa briga de gerações, o que é moda, brega ou cringe, uma hora passa. A moda volta e novas tendências tornam o centro das atenções. A calça cós baixo, por exemplo, veio com uma forte releitura e foi muito usada no verão de 2020, na California, com uma modelagem mais solta e usada por nomes conhecidos da nova geração, como Kendall Jane e Hailey Bieber.
Essa foi a minha lista de alguns itens do mundo cringe. Me conta, qual do top 5 você já usou ?