O que é cringe e por que só se fala sobre isso nas últimas semanas; descubra quão cringe você é

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Sou Sabrina, tenho 27 anos e, sim, usei calça skinny, sandália Melissa com meias coloridas, batom Snob da Mac e dançava É O TCHAN! Ah, e ainda mando emojis nas conversas, rio com “hahaha” e falo “boletos”. Se até aqui você se identificou com alguma dessas coisas que citei, seja bem-vinda ao mundo cringe.  

Vem comigo descobrir o tão cringe você é.

CRINGE é a palavra do momento nas redes sociais. Mas, afinal Sabrina, o que é cringe?

A gíria cringe vem do inglês e em uma tradução livre, podemos traduzir como algo vergonhoso, brega ou antiquado. A gíria é muito utilizada por jovens considerados “geração Z”, nas redes sociais. 

O termo ganhou ênfase no Twitter, entrando para os assuntos mais comentados do dia no Brasil e entre os 50 termos mais pesquisados do Google, após uma publicação feita pela podcaster Carol Rocha em seu Twitter, no qual perguntava sobre o que os jovens da Geração Z “acham um mico” nos Millenials. Na sequência, ela comentou: “acho q falar mico já passou, é cringe né?”. 

Antes de tudo, vamos entender os termos: Geração Z pessoas com menos 25 anos; Millenials com mais de 25 anos.

Então, se você passou dos 25 anos vai ficar em choque com o que a geração Z acha “brega”, ou melhor, cringe.

O post com milhares de respostam apontaram que ouvir Sandy & Junior, usar emojis nas conversas e até tomar café da manhã (oi?) é coisa de gente velha (nota desta colunista: ainda passada que a “galera” mais nova acha fora de moda tomar café da manhã. Como conseguem? Eu não vivo sem meu pãozinho com manteiga de manhã). 

Então, resolvi trazer um top 5 de beleza e moda para saber o quão cringe você é.

5 – Calças de cós baixo

As calças de cós baixo são consideradas tão cringes quanto gostar de Friends e ter lido Harry Poter.

4 – Sapatilhas bico redondo

As clássicas sapatilhas de bico redondo davam um chame no look desde o mais formal para ir trabalhar até a saída com as amigas.

3– Unha francesinha – 

Acreditem, unha francesinha é cringe. Quem aí não viveu o momento das nail artes, unhas desenhadas ou adesivadas que eram o sucesso nos anos 2000?

2- Cabelo penteado de lado.

Pentear o cabelo de lado é considerado ultrapassado para a Geração Z, tanto quanto falar boletos e ouvir Raça Negra. O penteado mais usado pelos “jovens” são os repartidos ao meio e mais despojados. 

1 Calça skinny – 

Como assim calça skinny é cringe?? Tenho certeza que foi a pergunta que você se fez neste momento hahahaha – ah, para eles, rir com “hahahah” é cringe, o certo é rir com “kkkk” -. É minha amiga, a geração Tik Tok não perdoou nem a palavra “litrão” imagina a calça skinny. As calças do momento são de modelos mais retas e largas como os modelos mom jeans, as calças skinnys são vistas como leggins ultrapassadas”.

Ao ler esta coluna, talvez você esteja pensando: como assim tudo isso deixou de ser moda em tão pouco tempo para uma geração? Bem, tudo na vida tende a ser cíclico. Com a moda e os comportamentos sociais não seria diferente. Quando éramos jovens – como aqueles que hoje denominamos “geração Z” – ríamos da moda das nossas mães ou alguém, sinceramente, nunca viu uma foto de um parente nosso do passado e riu das pochetes ou ombreiras que usavam em sua época das músicas e que eram sucesso? 

Mas uma coisa é certa: nessa briga de gerações, o que é moda, brega ou cringe, uma hora passa. A moda volta e novas tendências tornam o centro das atenções. A calça cós baixo, por exemplo, veio com uma forte releitura e foi muito usada no verão de 2020, na California, com uma modelagem mais solta e usada por nomes conhecidos da nova geração, como Kendall Jane e Hailey Bieber.

Essa foi a minha lista de alguns itens do mundo cringe. Me conta, qual do top 5 você já usou ?