Foi inspirada em uma peça de teatro que Helena Rubstayne Souza Luz, 51 anos, escreveu o seu primeiro livro infantil: O leão Lelê e a vassoura da Bruxa. Entretanto, ele não é apenas um livro infantil. Ele é uma forma das pessoas ajudarem no tratamento de Helena (que sofreu um infarto com AVC isquêmico e ficou com sequelas).
Helena é alagoana, mãe de três filhos, formada em serviço social e amante dos animais e crianças.
No ano de 2017, ela teve um infarto combinado com AVC isquêmico. Em decorrência das sequelas do AVC ficou hospitalizada por três meses, tendo sido realizados alguns procedimentos cirúrgicos para estabilizar o quadro (traqueostomia e gastrostomia).
Houve progresso em seu quadro, mas ela é mantida no home care. “Que é mantido pelo Estado, mas pode ser que ele seja retirado”, disse a filha Bel Luz ao Eufemea.
“Como ela não contribui com a previdência social, não pode se aposentar nem receber auxílio doença. Não preenche os requisitos para receber benefício assistencial (LOAS). Diante desse cenário, ficou aos cuidados dos filhos”, explicou Bel.
Helena tem tetraparesia nos quatro membros e não fala, mas usou um computador para se comunicar com a nossa reportagem.
Com o apoio de amigos e familiares, Helena conseguiu contratar a editora Katzen para a produção de seu livro.
“Em 2001, trabalhei em um colégio e escrevi uma peça teatral infantil para apresentar para as crianças”, disse Helena através do computador. Essa peça ganhou forma e se transformou em um livro.
O livro foi uma espécie de ‘terapia’ para Helena durante esse período de tratamento e conta a história de um leão que é medroso e não sabe rugir. Além disso, ele também fala sobre amizade.
O lançamento do livro acontecerá de forma virtual, no dia 24 de julho (sábado), às 14h.
Interessados na compra da obra podem realizar o pagamento via PIX ou transferência na conta da autora. Seguem os dados.
Banco Bradesco:
Helena Rubstayne Souza Luz.
Agência 2115
Conta 1000765-8
Pix (CPF) 757.933.424-00
Valor do livro R$ 35,00