A biomédica e professora universitária, Moline Severino Lemos, de 35 anos, resolveu transformar o tratamento dela contra o câncer em um livro. Moline mora em Uberlândia, em Minas Gerais, e contou ao Eufemea como surgiu a ideia do livro que ela lançou em julho deste ano. A história dela abre a campanha do Outubro Rosa (campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama).
Segundo a biomédica, ela descobriu um nódulo após um autoexame. “Aí fui em um especialista para investigar melhor do que se tratava”.
Para a surpresa de Moline, ela estava com câncer de mama. “O câncer de mama mudou minha vida por completo”, disse.
Segundo ela, o câncer mexeu com os sentimentos dela e a forma dela enxergar a vida.
“Mas ele me trouxe também muitos presentes ao longo do caminho de cura. Digo que foi um professor, apesar das dores e momentos difíceis, tive muito aprendizado. Sou uma nova Moline”, enfatizou.
O tratamento de Moline foi longo. Ao todo foram 16 sessões de quimioterapia e 25 de radioterapia. Ela também precisou retirar a mama esquerda.

“Hoje estou em remissão e faço acompanhamento a cada 3 meses. Em breve farei também minha reconstrução mamária”, contou.
Como surgiu o livro?
Durante esse período de tratamento, Moline decidiu escrever textos desde quando ela recebeu o diagnóstico. O livro é dividido em capítulos e traz todos os sentimentos que ela sentiu nesse processo.
“As pessoas vão entender melhor o que uma pessoa com câncer sente e vive ao longo de todo tratamento. Acho que pode ajudar muitos pacientes oncológicos e familiares. É um livro que dá esperança”, ressaltou.
E reforça: “O que ninguém quer é adoecer, muito menos aceitar o diagnóstico de uma doença tão grave e complexa como o câncer de mama. Mas, apesar de todo sofrimento, o caminho da cura pode ser repleto de surpresas”.
Para comprar o livro, basta clicar aqui. Ao longo do mês, basta usar o cupom outubrorosa para ganhar desconto.