Colabore com o Eufemea

Dermatologista explica sobre alterações na pele da mama; vem entender cada uma delas

Oi Bonitas. Qual importância vocês dão à pele da mama? Sabiam que existem candidíase mamaria? Na coluna de hoje conversei com a dermatologista Renata Rebelo sobre esse assunto e sobre outras doenças que aparecem na pele da mama.

Vocês vão se surpreender com algumas doenças que podem aparece na pele da mama, então vem comigo aprender mais sobre alguns cuidados.

Todas sabemos que outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama. É importante que a gente cuide do nosso corpo em todo momento, mas ter uma data específica para levantarmos essa bandeira é super importante, pois podemos explanar mais sobre esse tema.

Ninguém é imune de passar por isso e, quanto mais conhecimento sobre nosso corpo – e mais abertamente falamos sobre isso – maiores são as chances de cura. 

E quando falamos de outubro rosa, muitas pessoas acham que é assunto repetido e que todo mundo já sabe sobre câncer de mama, pois é aí que nos enganamos. Fiz uma pequena enquete pelo Instagram e questionei os seguintes temas: “regularidade de ida ao ginecologista” e “quem sabia fazer o auto-exame de mama”. As respostas me alarmaram, pois mais de 30% das mulheres responderam que NUNCA foram ao ginecologista e mais de 5% nem se lembram da data da última consulta.

Ainda sobre nossa pesquisa, mais de 46% das mulheres responderam que não sabem como fazer o autoexame em casa. Então SIM, É IMPORTANTE falarmos sobre isso, ainda que possa soar repetitivo.

Diante da complexidade do tema e da importância de se debater um assunto tão sério, procurei uma profissional da saúde, a Dra. Renata Rebelo, médica dermatologista, que me explicou muitas coisas não só sobre câncer de mama, mas de saúde mamária em geral.

“- Com o autoexame e a descoberta precoce do câncer de mama, as chances de cura são mais de 90%. Por isso, é sempre recomendado fazer o toque mensalmente.”.

Outro ponto importante que ela aponta em sua fala é que “Que nem toda lesão nos seios é câncer de mama. Por isso é importante esse cuidado precoce e, ao notar algo diferente na pele da mama ou nos seios, procure sempre um profissional para acompanhamento”.

A Dra Renata deixou, ainda, uma listinha sobre quatro alterações da pele da mama que devemos sempre ficar atentas, são elas:

Eczema: Os sintomas são coceiras intensas, surgimento de bolinha, vermelhidão e pele seca. Acontecem por vários motivos entre eles alergia a produtos químicos, perfumes, sabões e etc.

Candidíase: Os sintomas são mau cheiro, coceira e vermelhidão em baixo da mama. Ocorre quando as mamas são muito grandes e não sustentam o peso.

Paget: É uma forma rara de câncer de mama que apresenta alterações eczematosas da aréola, deixando-a vermelha, dolorida e escamosa.

Estrias: As estrias nos seios não são as mais comuns, no entanto, podem aparecer por vários motivos, desde puberdade, gravidez, implantes mamários, variações de peso e etc.

A Dra. Renata, ainda, faz um alerta sobre cuidados diários para prevenção do câncer de mama.

“- É muito importante para a saúde do nosso corpo manter uma dieta equilibrada, com atividades físicas e uma boa qualidade de sono. Além de comparecer ao especialistas e fazer o auto-exame”.

É, minhas Bonitas, quando falamos em mulher poderosa, autossuficiente, falamos de mulheres que se cuidam, conhecem seu corpo. Vamos procurar esse empoderamento de dentro, o autocuidado faz maravilhas em nossas vidas. Lembre-se sempre: você não está sozinha, procure se orientar e buscar ajuda. 

Um beijo da Bonita. E se toquem.

P.s. Agradeço especialmente à Dra. Renata por prontamente ter se colocado à disposição em contribuir com a nossa coluna. Para quem tiver interesse em mais dicas de saúde da pele, siga o perfil dela no Instagram @dra.renatarebelo

Sabrina Luiza

Sabrina Luiza

Especialista em Gestão e Posicionamento para profissionais da área da beleza. Escrevo sobre moda e beleza.