Festas de fim de ano: nutricionista dá seis dicas para alimentação equilibrada

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Com a chegada das festas de final de ano é comum que as pessoas acabem descuidando da saúde e deixem de lado a alimentação saudável. Sim, está tudo bem comer nas confraternizações, nos encontros, mas para quem deseja manter uma alimentação equilibrada, a nutricionista Emilly Araújo compartilhou algumas dicas.

1-Evitar longos períodos de jejum

A nutricionista recomenda evitar longos períodos sem comer, já que ao passarmos por jejum demasiado, durante longos períodos, o nosso organismo apresenta diversas implicações na gestão de peso e na saúde física.

2-Evitar excessos

Emilly explica que para evitar excessos é importante se alimentar antes de sair de casa. Ela recomenda fazer um pequeno lanche, pois essa estratégia fará com que você não exagere nas ceias de natal e réveillon.

3-Manter a rotina de exercícios

Separe 30 minutos do seu dia para praticar uma atividade física prazerosa. Dessa forma, terá mais disposição durante o dia, além de evitar um ganho de peso, que provavelmente será retenção de líquidos, mais um motivo para tomar bastante água.

4- Atenção aos sinais

Para a nutricionista é necessário prestar atenção nos sinais de fome e saciedade. A dica é fazer pequenas degustações e dessa forma você irá comer de forma equilibrada e sem excessos, mantendo-se saudável.

5- Hidrate-se!

O mês de dezembro é marcado pelas altas temperaturas, o que faz com que nosso corpo transpire mais, sendo assim, o líquido perdido deve ser reposto. Além disso, é muito importante ingerir a quantidade de água adequada para que o organismo funcione de forma correta

6- Consumo de álcool

Emilly esclarece que o álcool pode ser ingerido, mas com cautela, já que os excessos são prejudiciais. Emilly recomenda intercalar a bebida com água, a fim de manter a hidratação e evitar os sintomas indesejados de ressaca que surgem no dia seguinte. E para os que treinam, ele dificulta a queima de gorduras e o ganho de massa magra.