Colabore com o Eufemea

Advogados se unem e criam primeiro escritório de Advocacia Negra de AL

Após conversas sobre vivências e atuações na advocacia, os amigos Ana Clara Alves, Mayara Heloise Cavalcante, Synthya Maia e Marcus Vasconcelos criaram o ACMV Advocacias, no mês de dezembro do ano de 2021. Ele é o primeiro escritório de advocacia negra no Estado.

Segundo a advogada Synthya Maia, o principal objetivo do escritório é trazer representatividade para a categoria e atender demandas relacionadas ao tema.

“Percebemos o posicionamento e ideais de advocacia e militância em comum, entendemos que, para além da nossa amizade, a nossa união poderia render bons frutos profissionais”, contou.

Mudança social

Os advogados relatam que o grupo é formado por quatro pessoas negras com vivências e interseccionalidades distintas, mas marcadas pelo peso e a dor do racismo.

Eles destacam que querem se tornar referência nacional na advocacia negra e no atendimento humanizado. “Queremos cada vez mais ser atores de mudança social e proporcionar aos nossos clientes uma advocacia combativa”, afirmam.

Advocacia antirracista

Os especialistas declaram que a advocacia do ACMV não é neutra, mas sim antidiscriminatória, humanizada e antirracista. Dessa forma, o escritório pretende diminuir as desigualdades sociais, raciais e as injustiças.

“Nosso atendimento e acompanhamento são baseados na escuta e no trabalho combativo de garantia e defesa de direitos e, acima de tudo, possuímos como propósito a representatividade negra”, concluíram.

Rebecca Moura

Rebecca Moura

Estudante de jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. Colaboradora do portal Eufêmea.