Colabore com o Eufemea

Minha Experiência: “A auriculoterapia me fez perceber que precisava olhar mais para mim”

Não conhecia a auriculoterapia até ontem. Convidamos a Mariana (@marianaterapista) para que ela pudesse ser nossa parceira durante o evento do Clube de Mulheres Eufemea e mostrasse o seu trabalho para as participantes.

Sentei num banquinho e Mariana, olhando para minha orelha, identificou algumas questões em mim. Ela disse: “Você está irritada, dormindo mal, ansiosa e preocupada”. Ela apenas olhou para a minha orelha e descreveu como eu tenho estado ultimamente. Eu disse: “Nossa, como você descobriu tudo isso apenas olhando para a minha orelha?”. Fiquei surpresa.

Após essa avaliação, Mariana identificou os pontos mais adequados e fez pressão sobre eles colocando sementes de mostarda. Confira a imagem abaixo.

Foto: Mariana Terapista
Mas afinal, o que é a auriculoterapia?

Ela constitui uma parte da Medicina Tradicional Chinesa e foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. 

A estimulação dos pontos específicos do pavilhão auricular ajuda no tratamento de dores, doenças e outros desequilíbrios sejam emocionais ou físicos.

Não darei muitos spoilers de como funciona a auriculoterapia porque em breve traremos uma matéria mais explicativa com a Mariana. 

Cá estou com as sementes nos pontos identificados pela Mariana e vou ficar durante sete dias.

Ela me disse durante a nossa sessão que nossa orelha é um microssistema e isso significa que todas as partes do nosso corpo estão representadas de modo que o diagnóstico pode ser feito.

O que posso dizer é que escutar de uma terapeuta aquilo tudo que ela percebeu através da minha orelha me fez perceber que essas questões não podem ser ignoradas em mim e que preciso trabalhar elas.

Não podemos negligenciar nosso cuidado. Tenho percebido que cuidar de mim tem estado em último lugar, já que minha vida corrida não está me permitindo isso e não estou conseguindo reorganizar isso. Mas foi a auriculoterapia que me fez perceber que preciso olhar mais para mim: ser mais gentil, amável e entender que se eu não cuidar de mim, nada dará certo.

Identificar essas questões foi o primeiro passo. Agora é hora de tratar.

Raíssa França

Raíssa França

Cofundadora do Eufêmea, Jornalista formada pela UNIT Alagoas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Em 2023, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste e o prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas.