Colabore com o Eufemea

Síndrome de Burnout: O perigo da sobrecarga no trabalho. Quando buscar ajuda?

Na sociedade atual tem sido cada vez mais necessário cuidar da saúde mental. Compreender seu funcionamento e padrões gerais podem ajudar a proteger sua saúde mental e fisiológica em muitas áreas da sua vida, o que inclui a área laboral. Sim, seu ambiente de trabalho pode ser lugar de adoecimento, devido a muitos fatores que ali circundam.

Uma análise bem simples pra compreendermos a importância dessa área na sua vida é que muitas pessoas passam a maior parte do seu dia no trabalho, estendendo isso por semanas, meses e anos, grande parte da nossa vida está ligada a área laboral, não é mesmo?

Nesse contexto quando uma organização não oferece um ambiente saudável isso irá impactar diretamente na vida das pessoas que lá estão inseridas. O que irá refletir por fim, negativamente no desemprenho da própria organização. Porém mesmo com esse conhecimento amplamente difundido cada vez mais pessoas tem sofrido consequências emocionais e físicas advindas dos ambientes de trabalho.

É importante salientar que um ambiente laboral tem sim naturalmente questões, adversidades, responsabilidades, buscas de objetivos, relações mais fáceis e mais difíceis, e isso é natural.

Nossa capacidade de autoconhecimento nos permite perceber quais são nossas responsabilidades e nossos limites. No entanto, a necessidade de um trabalho somado a uma vulnerabilidade psicológica pode nos colocar em uma zona de risco, para o adoecimento mental. O sentimento de nunca ser bom o suficiente, medo das pessoas com quem se relaciona nesse ambiente, metas irrealistas, abusos psicológicos, são alguns dos fatores que podem desencadear a Síndrome de Burnout.

O que é a Síndrome de Burnout?

De acordo com a portaria nº 1339 de 18 de novembro de 1999, do Ministério da saúde, a Síndrome de Burnout é uma doença relacionada ao trabalho, com uma a sensação de estar exaurido por uma pressão prolongada, prejuízos nas relações interpessoais desse ambiente, estresse crônico não gerenciado com sucesso (CID-11), caracterizando-se como uma Síndrome do Esgotamento Profissional, (Z73.0).

Retomando que a maior parte de nossa vida será passada no nosso trabalho, uma análise do quanto esse ambiente lhe faz bem é um bom começo para melhorar sua qualidade de vida, ou perceber seu processo de adoecimento em consequência dele.

O Burnout acima de tudo ocorre porque as pessoas que vivenciam essas pressões excessivas, acabam se negligenciando até chegarem a um limite que realmente as impeça de trabalhar, apenas aí buscam ajuda profissional.

Apesar do tratamento existir, seu processo não é simples a depender da gravidade, envolve acompanhamento psicológico e psiquiátrico, traz uma necessidade de afastamento do trabalho por um período que pode variar caso a caso.

Com tudo, se a pessoa se perceber em sofrimento e buscar ajuda preventiva, muita dor e prejuízos podem ser evitados, habilidades podem ser desenvolvidas e novas estratégias de enfrentamento criadas para proteção da saúde mental.

Sua saúde tem que importar primeiramente pra você.

Estou no Instagram: @vinculos.psi
Natasha Taques

Natasha Taques

Psicóloga clínica (CRP-15/6536), formada em Terapia do Esquema pelo Instituto de Educação e Reabilitação Emocional (INSERE), Formação em Terapia do Esquema para casal pelo Instituto de Teoria e Pesquisa em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (ITPC).