Foto: Raíssa França
A única mulher candidata ao cargo de governadora-tampão em Alagoas, a professora e socióloga Danúbia Karlla da Silva Barbosa (Avante), recebeu apenas um voto na eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). O voto foi da deputada estadual Jó Pereira.
No seu discurso, Danúbia disse que a candidatura dela representa a conscientização da mulher na política.
“Sou a única mulher e negra nesse processo”, disse ao iniciar sua fala. Danúbia também reforçou que Alagoas é o terceiro estado que mais mata mulher, que uma mulher é violentada a cada dois minutos, o que mais mata jovens negros.
Dos 25 deputados estaduais presentes — sendo cinco mulheres — a deputada Jó Pereira foi a única a votar em Danúbia.
“Ficou comprovado que essa sessão é apenas um ato homologatório de um acordo que já estava firmado”, afirmou a deputada.
Jó também reforçou que embora não conheça a biografia de Danúbia, votar nela significa votar em todas as mulheres, que são as principais órfãs das políticas públicas em Alagoas.
Ainda durante sua fala, Pereira convidou para que as mulheres marchassem juntas por uma Alagoas que considere as pessoas, que tenha o diálogo produtivo como mola mestra de impulsionamento de um governo, que olhe pelo social, que olhe pelo econômico e pelos verdadeiros avanços. “Porque só assim nós venceremos os verdadeiros desafios do estado”.