Cada casal constrói sua própria dinâmica relacional, inicia suas histórias em conjunto, mas cada um traz sua bagagem de necessidades básicas emocionais não atendidas na sua infância e adolescência. Com isso, criam as expectativas na relação e no parceiro (a) para o suprimento delas.
Sim! Uma relação precisa suprir as pessoas pertencentes a ela de forma satisfatória e mútua, especialmente as necessidades que são compreendidas pelos parceiros como principais. No entanto é importante compreender que nenhuma relação oferece 100% de atendimento de todas as necessidades básicas emocionais existentes, isso é irreal.
A questão principal é quem realmente conhece suas necessidades emocionais mais importantes a serem supridas? Se não sabemos realmente o que precisamos, muitos não sabem, como poderemos conseguir algo que nem compreendemos o que é realmente?
Quando estamos nesse processo a cega, focamos na atração que sentimos e muitas vezes recheamos ela com um bom toque de ilusão. Acabamos caindo assim nas armadilhas da química esquemática, que significa de forma bastante resumida que não iremos nos atrair por aquilo que precisamos, mas por alguém que expressa de alguma forma um padrão de funcionamento familiar, reconhecido já pelo indivíduo o que proporciona uma falsa segurança.
“Se conheço é seguro”, levando a escolhas tendenciosas que seguem um padrão onde as necessidades não serão supridas, pois nem sempre o nosso padrão conhecido de amor é saudável e nutritivo. O processo de idealização e decepção acaba sendo inerentes a esse processo.
Então a essência do amor realista está em primeiramente se conhecer e se valorizar, segundo saber o que busca em uma relação e se o outro é capaz de suprir, e o terceiro ponto é o quanto está disposto a compreender o seu par e também o atender em suas necessidades emocionais.
O Amor é uma construção diária pautada em muitos aspectos e não uma mágica como nos filmes românticos. Tenham isso em mente! Relações saudáveis só acontecem entre indivíduos saudáveis.
Espero ter colaborado aqui compartilhando meus estudos e experiência, sigo à disposição para dúvidas.
–