O que seu comportamento diz sobre você?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Alguma vez você já parou para analisar o que os seus comportamentos comunicam sobre você? É comum as pessoas sentirem-se mal interpretadas, mas até que ponto isso é uma dificuldade do outro em compreender ou da própria pessoa em expressar?

A verdade é que para ter uma melhor avaliação disso exige análise. E muitas vezes por estarmos tão imersos em nossos padrões de comportamentos e emoções é preciso o olhar de outro para auxiliar nesse processo.

No entanto, a escolha do outro nesse auxílio pode sempre voltar para a questão: será que o olhar do outro não está também distorcido por suas próprias dificuldades de interpretação?

Então uma boa dica está no quantitativo, ou seja, quantas vezes já ouviu pessoas falando sobre esse comportamento seu? A recorrência pode indicar que mesmo sem intenção suas ações te colocam nesse lugar.

Outra análise mais qualitativa pode vir de um profissional. O psicólogo é apto para analisar comportamento e ajudá-lo na compreensão de por qual motivo você se comporta assim e o quanto isso é realmente o que você gostaria de expressar.

Se entendermos que cada comportamento tem uma finalidade, suprimento de uma necessidade, a comunicação inadequada não levará a satisfação dela, como muito bem colocado por Rosenberg (2018) “Tudo o que fazemos é a serviço de nossas necessidades”.

Filósofos, sociólogos e outras áreas do conhecimento também ajudam a trazer conhecimento e reflexões para auto análise. Na minha visão como psicóloga acredito que muitos caminhos podem ajudá-lo a adotar mudanças comportamentais, afinal existem muitos pontos comuns e comportamentos expressos estudados e catalogados com conhecimento acessível e disponível para quem busca e isso é mesmo maravilhoso.

A diferença que vejo na ciência da psicologia é a individualidade do processo e a profundidade da análise para mudança do comportamento compreendendo a raiz dele.

No fim o que expressamos diz quem somos para as pessoas que nos rodeiam. Ninguém tem a capacidade de alcançar o que está em nosso interior se não nos expressarmos corretamente.

Espero ter ajudado nessa observação comportamental. E se tiver dúvidas estou à disposição.

Meu Instagram: @vinculos.psi