Amizade e reparação afetiva: amigos podem ser curativos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Dia 20 de julho foi comemorado o dia do Amigo, dia 30 de julho será comemorado o dia internacional da Amizade. No entanto, compreendo hoje a força e importância dos amigos em nossas vidas. Cientificamente e através da minha própria experiência eu digo que essa data merece ser comemorada todo mês.

Foto: Arquivo Pessoal

Na nossa vida nem sempre conseguimos no nosso seio familiar a nutrição afetiva e emocional que precisamos, por muitos motivos isso pode ocorrer, mas não podemos esquecer que uma nutrição dessas necessidades pode vir dos amigos.

As amizades podem ser muito curativas, podem ensinar formas diferentes de ver o mundo e de estar nele, nos ensinar aquilo que não tínhamos até então aprendido.

Esse papel nutritivo das necessidades básicas emocionais adquiridos fora do contexto familiar é chamado na terapia do esquema de reparentalização, que significa entre outras coisas, uma oportunidade de curar feridas provocadas pelas faltas em nosso desenvolvimento inicial.

Bons amigos são conexões seguras na infância, na adolescência ou na vida adulta. Com eles as dificuldades ficam mais leves e as alegrias mais intensas.

Cultivar amigos é um ato de saúde mental que reflete significativamente na sua qualidade de vida. A noticia boa é que nunca é tarde para nos reconectarmos aos nossos amigos ou construir novas amizades.

Uma vez eu disse a um grande amigo que não sabia porque eu tinha a sorte de ter tantos amigos leais e curativos, e ele me disse: “Só tem amigo quem é amigo”. A partir dessa sábia fala deixo para vocês o princípio de uma amizade genuína e curativa.

Primeiramente, para ser amigo é preciso ter coragem, se vulnerabilizar diante do outro requer confiança e nem todos são dignos da nossa confiança, mas outra lição que aprendi em minha experiência é que vale a pena até quando não dá certo, pois apendemos algo com aquilo e isso nos constrói.

Finalizo esse texto agradecendo a todos os amigos que tive em algum momento da minha vida, especialmente os que permaneceram, mesmo que longe estão sempre comigo. Muito obrigada por toda reparentalização. Vocês são parte do que sou hoje!

Estou no Instagram: @vinculos.psi