Colabore com o Eufemea

Quinto Constitucional: Pela primeira vez em AL, duas mulheres chegam à lista sêxtupla

A advocacia alagoana escolheu os seis candidatos para a disputa à vaga de desembargador da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL) pelo Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Pela primeira vez na história de Alagoas, duas mulheres chegaram à lista sêxtupla.

A votação ocorreu nesta sexta-feira (8) e a apuração foi feita durante a madrugada, finalizando neste sábado (9). Foram contabilizados mais de 15.435, já que cada eleitor poderia votar em até seis candidatos.

Fábio Ferrario, Daniel Brabo, Lavínia Cavalcanti, Eduardo Lopes, Claudia Lany e Alberto Maya foram eleitos para compor a lista sêxtupla, que será enviada para o TJ/AL.  Os próximos passos agora serão a escolha da lista tríplice. Os desembargadores votarão entre si para escolher os três nomes que serão levados para o governador do Estado que vai escolher apenas um nome.

Dos eleitos, duas são mulheres: Claudia Lany e Lavínia Cavalcanti. Lavínia foi a terceira colocada e teve 1.348 votos. Claudia foi a quinta colocada e teve 1.044 votos.

Conheça cada uma delas:

Claudia Lany

Nasceu em Arapiraca, Alagoas, é mãe e avó. Possui graduação em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC (1998) e Letras pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL (1991). Professora de cursos de Direito há mais de 15 anos. Atualmente leciona no Cesmac.

Foi a primeira e, até hoje, a única mulher eleita (triênio 2013/2015) presidente da OAB Subseção Arapiraca, a maior subseção de Alagoas.
Assessora Jurídica da Fundação Universidade Estadual de Alagoas-FUNESA (2003-2009).

Lavínia Cavalcanti

Advogada desde 2004, Mediadora e Professora Adjunta de Direito Civil e Mediação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Conselheira Consultiva da Escola Superior da Advocacia da OAB/AL até 2021. Instrutora em cursos de capacitação e formação de Mediação Judicial e Extrajudicial. Membro da Comissão Nacional Especial de Mediação e Conciliação – Gestão 2016/2019 do Conselho Federal da OAB.

Professora convidada para cursos, inclusive de Pós-Graduação do CESMAC, Escola Superior da Magistratura (ESMAL), Escola da Magistratura Trabalhistra (EMATRA), Escola Superior da Advocacia de Alagoas (ESA/AL). Associada do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM.

Raíssa França

Raíssa França

Cofundadora do Eufêmea, Jornalista formada pela UNIT Alagoas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Em 2023, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste e o prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas.