Colabore com o Eufemea

TJ/AL ignora mulheres e escolhe três homens para lista tríplice; governador escolherá futuro desembargador

Foto: Carolina Guerreiro

O pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) votou e definiu, na manhã desta sexta-feira (15), em sessão extraordinária, a lista tríplice que será enviada ao governador de Alagoas, Paulo Dantas, para a escolha do futuro desembargador. Os três escolhidos pelo TJ foram: Fábio Ferrario, Eduardo Lopes e Alberto Maya. Nenhuma mulher foi escolhida para a lista tríplice.

No último dia 8 de julho, a advocacia alagoana votou e seis candidatos foram escolhidos para entrar na lista sêxtupla que seria enviada ao Tribunal de Justiça de Alagoas. Dos seis mais votados, duas eram mulheres: Lavínia Cavalcanti e Claudia Lany.  

Lavínia foi a terceira colocada e teve 1.348 votos. Claudia foi a quinta colocada e teve 1.044 votos. Foi a primeira vez que duas mulheres chegaram à lista sêxtupla em Alagoas.

No entanto, na votação de hoje, cada desembargador votou em três advogados da lista sêxtupla, que foi escolhida em votação pela categoria. O advogado Fábio Ferrário recebeu 17 votos, seguido de Eduardo Lopes, com 15 e Alberto Maya com 11 votos.

Antes da votação começar, mulheres advogadas que lutam pela paridade colocaram flores nas cadeiras dos desembargadores. No entanto, nenhuma mulher entrou na lista tríplice.

Foto: Cortesia ao Eufemea
Foto: Carolina Guerreiro

Apenas dois desembargadores votaram na advogada Lavínia Cavalcanti e um na advogada Claudia Lany.

Veja como votou cada um

Raíssa França

Raíssa França

Cofundadora do Eufêmea, Jornalista formada pela UNIT Alagoas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Em 2023, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste e o prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas.