Colabore com o Eufemea

Emprega Mulher: beneficiadas falam sobre programa que promove autonomia financeira em Maceió

Foto: Gabinete da Mulher

Desde o ano passado, o Programa Emprega Mulher, coordenado pelo Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Maceió, promove a autonomia financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica. Ao Eufemea, as mulheres beneficiadas falaram sobre a importância do Emprega Mulher.

A ação busca proporcionar oportunidades de emprego e renda, através de capacitação. O programa acontece em parceria com o Senai e o Senac, responsáveis por ofertar cursos gratuitos para as mulheres que possuírem interesse.

“Pude ver que não só eu passava por problemas de violência”

Foto: Cortesia

Ao Eufemea, Íris Raphaella, concluinte do curso de auxiliar administrativo, conta que conheceu o Programa Emprega Mulher após ser encaminhada por um grupo de mulheres vítimas de violência doméstica, na Casa da Mulher Alagoana. Lá, ela foi orientada por uma funcionária da Prefeitura de Maceió sobre como ter acesso.

A alagoana decidiu participar da ação por acreditar que o conhecimento é enriquecedor. “Tanto no assunto do curso, como no apoio emocional recebido. Pude ver que não só eu passava por problemas de violência, mas muitas mulheres também”.

Ela afirma que ainda pretende participar de outros cursos disponíveis no programa. Recentemente, se inscreveu no Programa CNH Social, também gratuitamente através da Prefeitura.

“Vi no Emprega Mulher uma oportunidade”

Sirleia Trajano da Silva, participante do curso de almoxarifado, relata que conheceu o programa através do Instituto Pereira, no qual possui cadastro, e que fica localizado no Benedito Bentes.

Foto: Cortesia

Ela afirma que a motivação para entrar no curso foi obter novas experiências e para tentar uma nova oportunidade de trabalho, pois estrava desempregada.

“Há um bom tempo que eu só trabalho fazendo o ‘bicos’, então vi no programa dos programa Emprega Mulher uma oportunidade para arrumar um trabalho fixo, que fosse fichado, tudo direitinho”, explica.

Para Sirleia, a mudança que o programa trouxe para sua vida é para nunca desistir dos seus sonhos e objetivos. “Me fez chegar mais próxima dos estudos, que eu não terminei, mas agora pretendo terminar. No próximo ano, com fé em Deus, vou dar continuidade”.

Programa Emprega Mulher

Ao final do curso, as alunas recebem um certificado expedido pelo Senai e ficam à disposição das empresas para eventuais seleções de emprego, além de alimentar o banco de dados do Sine Maceió e do próprio Senai.

Segundo a coordenadora do Gabinete da Mulher da Prefeitura de Maceió, Ana Paula Mendes, o programa está modificando a vida das maceioenses para melhor.

“Estas meninas não estão sozinhas. A gestão tem um olhar humano e acolhedor para cada uma delas, oferecendo a capacitação que elas precisam para ter acesso ao mercado de trabalho e, assim, despertar o potencial esquecido e desacreditado, tanto por elas como pelos seus familiares”, destacou Ana Paula.

Dentre as empresas parceiras, que estão dispostas a contratarem as mulheres que passaram pelo Programa Emprega Mulher, estão a Carajás, Casa Léa, Mais Mulher Cosméticos, Invila, Maison Ferry, Elev, dentre outras.

Maria Luiza Lúcio

Maria Luiza Lúcio

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.