Colabore com o Eufemea

“Preciso ser o centro das atenções”. Quando identificar um Transtorno de personalidade Histriônica?

Acho que todos nós temos em nosso convívio pessoas que se destacam no grupo por serem mais expansivas, divertidas, expressivas. Normalmente é muito divertido ter pessoas assim em nosso cotidiano. É a pessoa que não pode faltar. Sem ela, a festa ou encontro não é o mesmo.

No entanto, quando nos deparamos com pessoas com expressões exageradas das emoções, isso prende nossa atenção de alguma forma. As pessoas podem achar isso interessante, e intrigante, por vezes irritantes ou até cômico, devido a superficialidade da afetividade expressa e natural que com esse perfil você terá maior dificuldade de se formar um vínculo afetivo.

A pessoa com transtorno de personalidade Histriônica, não apenas gosta de ser o centro das atenções, mas necessita disso, caso contrário sente um forte desconforto. Para buscar um lugar de destaque no mundo a qualquer custo, pode utilizar de dramatização, apresentar uma rápida mudança das emoções com expressão superficial delas, tendendo a serem afetivamente superficiais, por vezes infantis, para atrair a atenção.

Outras características a serem observadas é a alta sugestionabilidade, ou seja, é facilmente influenciada por outros ou pelas situações, baixa tolerância a frustração, por vezes apresentam comportamentos inadequados, ou até sexualizados.

Mas a principal questão aqui não é identificar se você ou alguém do seu cotidiano tem a possibilidade de estar nessa condição, mas principalmente dizer que existem tratamentos psicológicos e psiquiátricos que podem ajudar a pessoa com TPH.

Imagine você que não apresenta essas características o quanto é cansativo e difícil tentar ser o centro das atenções, como é desgastante estar vivendo personagens  e o quanto tudo isso pode ser solitário, gerando outras comorbidades como compulsão, depressão.

Todas as pessoas criam ao longo da vida estratégias de defesa, algumas tão fortes e estáveis que passam a ser parte da nossa personalidade. Conhecer a si e aos seus próprios padrões, necessidades emocionais e capacidades com certeza é libertador e você pode ser amado sem se esforçar tanto para isso.

Estou no Instagram: @vinculos.psi

Natasha Taques

Natasha Taques

Psicóloga clínica (CRP-15/6536), formada em Terapia do Esquema pelo Instituto de Educação e Reabilitação Emocional (INSERE), Formação em Terapia do Esquema para casal pelo Instituto de Teoria e Pesquisa em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (ITPC).