Colabore com o Eufemea

Administradora e enfermeira se unem e criam empresa que oferta cursos em Alagoas

A administradora Rhaíssa Dantas e a enfermeira Caroline Leite são melhores amigas desde a pré-adolescência e sempre sonharam em ter algo juntas. Foi com o objetivo de qualificar pessoas que elas criaram em maio deste ano, a Orbi, que promove cursos de gestão e saúde em Alagoas. Ao Eufemea, elas contam seus objetivos, motivações e como a suas vidas mudaram após a criação da empresa.

Em seus empregos iniciais, nos quais ambas realizam processo seletivo de novos funcionários, elas perceberam que muitas pessoas no mercado possuíam defasagens entre a teoria e a prática. “Então por que não oferecer conteúdo prático e teórico?”, questionaram.

“A oportunidade [de criar o negócio] veio a partir da necessidade do estudante e profissional em aprimorar os seus conhecimentos visando a inserção, permanência e crescimento no mercado de trabalho”, explica Caroline.

Ela explica que a escolha pelo ramo de cursos foi o desejo de deixar os estudantes e profissionais mais seguros para atuar nas situações do trabalho, a partir de uma imersão prática.

Ao abrir a empresa, a enfermeira conta que tinha como objetivo impactar pessoas através do conhecimento prático, mudar o perfil do profissional recém formado nas áreas de gestão e saúde do nosso estado e ser referência em metodologia inovadora de ensino.

Já Rhaíssa diz acreditar em uma liderança que ensina, desenvolve pessoas e pratica isso também em sua outra função, como gestora hospitalar. “Um bom líder é aquele que desenvolve uma pessoa para ela ser ainda melhor”.

“A Orbi é isso, ela treina e compartilha conhecimento. A ideia de abrir a empresa foi justamente de perceber a necessidade de um local que consiga aprimorar o conhecimento das pessoas e aprimorá-lo para o mercado de trabalho”, afirma a administradora.

Além disso, ela explica que a intenção da dupla é atender mais de 5 mil alunos até 2025. “Não é por isso que existimos, mas é esse número que temos com objetivo. Entendemos que quanto mais pessoas forem contempladas pelos cursos, nós vamos estar colocando nosso propósito que irá refletir no mercado de trabalho, principalmente do nosso estado, que para nós é o mais importante”, destaca.

Foto: Cortesia ao Eufemea

Apesar do empreendimento ter sido construída pela dupla, Rhaíssa diz que a Orbi é feitas por todos os participantes. “Desde a pessoa que está facilitando os cursos e quem está participando. A Orbi não é só minha e da Carol. Nós apenas facilitamos para que tudo aconteça”.

“É tudo o que eu buscava”

Carol conta que, por ser do setor de saúde, entrar no ramo do empreendedorismo foi libertador. “Na área da saúde tendemos o nosso olhar ao âmbito hospitalar, e quando descobrimos o leque de oportunidades de atuação, sentimo-nos libertas à novas experiências”.

Ela comenta que, anteriormente, já havia tido um negócio no ramo do artesanato. Mas não pôde dar seguimento devido a conciliação com a graduação.

Porém, com a Orbi o cenário foi diferente. “É a síntese de tudo que buscava em uma empresa, e portanto, sua chegada modificou minha satisfação profissional positivamente. Ser Orbi é ser eternamente jovem, inovador, prático e acima de tudo aberto a novos conhecimentos”, finaliza.

“Modificou a minha vida me dando motivação”

Rhaíssa relata que sua mãe é seu maior exemplo e um dos motivos para criar a empresa. “Eu venho de um processo de afastamento dos trabalhos devido a doença. Eu perdi minha mãe no início da pandemia. Ela era professora em uma escola e é meu exemplo de liderança e de ensino. Tudo o que ela fazia era com muito amor”.

“Depois que ela morreu, surgiu a oportunidade de trabalhar no setor hospitalar no Paraná e eu fui, agarrei com unhas e dentes a oportunidade, mas acabei adoecendo de saúde mental. Tive ansiedade, depressão e precisei me afastar do trabalho”, completa.

A administradora retomou sua rotina há pouco tempo. “Estou voltando faz pouquíssimos dias. A Orbi modificou a minha vida me dando motivação, objetivo de vida e metas, porque eu estava muito triste, em um momento difícil da minha vida e pensar na empresa e o que poderíamos levar para os participantes mudou isso”, destaca.

Dantas explica que já desenvolveu outros empreendimentos, mas sempre de modo informal.

Sobre a Orbi

A empresa surgiu da necessidade crescente da população na busca por mais conhecimento, após as fundadoras perceberem que havia uma lacuna no mercado de profissionais com aptidão prática e vivência técnica e comportamental capazes de suprir as necessidades da empresa. Por isso, entendem que possibilitar o compartilhamento de conhecimento teórico, prático e comportamental é a missão da Orbi Cursos.

Além disso, é uma empresa itinerante que busca oferecer contínuo aprimoramento e capacitação para os profissionais no mercado de trabalho, se tornando referência do ramo no estado de Alagoas.

Em paralelo a disseminação de conhecimento através de cursos e treinamentos, a Orbi oferece uma consultoria situacional através de uma análise detalhada e propostas cabíveis e eficientes para aqueles que desejam oferecer cursos, treinamentos e workshops como serviço, bem como, ajuda na facilitação à execução dos cursos, treinamentos e workshops dos profissionais que desejam dividir conhecimento, mas não sabem ou não conseguem fazer.

Maria Luiza Lúcio

Maria Luiza Lúcio

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.