Colabore com o Eufemea

Advogada popular, mulher negra e mãe: Dani Portela é eleita deputada estadual em PE

Foto: Comunicação Psol

Neste domingo (2), Dani Portela (Psol) foi eleita deputada estadual em Pernambuco, com 38 mil votos. Ela é mãe e mulher negra, que atua como advogada popular e historiadora. Atualmente, cumpre mandato de verearadora em Recife.

Durante campanha, Dani levantou pautas como o enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial. Além de trazer prospostar para saúde e educação.

A partir do próximo ano, Dani irá compor a Assembleia Legislativa do Estado ao lado de outros 48 deputados e deputadas estaduais que foram eleitos (as) ou reeleitos (as) nesta eleição.

Histórico

Em 2020, foi eleita vereadora, sendo a mais votada nas eleições em Recife. Ela buscou construir um mandato popular, antirracista, jovem, feminista, LGBTQIA+, anticapacitista, que inclui as religiosidades e credos diversos, e que enxerga as crianças como sujeitos de direitos.

No atual mandato, Portela fez um projeto de lei, sob o número 18963/2022, proibindo homenagens a violadores de direitos humanos no Recife, que foi sancionada pelo prefeito João Campos este ano.

A advogada também foi candidata a governadora de Pernambuco em 2018, sendo, até aquele período, a mulher com a maior votação nominal para o cargo da história, recebendo mais de 188 mil votos.

Maria Luiza Lúcio

Maria Luiza Lúcio

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.