Foto: Assessoria
Foi reeleita, neste domingo (2), a primeira mulher negra deputada estadual da Bahia, com mais de 90 mil votos. Olívia Santana, filiada ao PCdoB, é pedagoga, militante do movimento de mulheres negras e fundadora da União de Negros Pela Igualdade.
Em sua primeira eleição como deputada, recebeu cerca de 57 mil votos, o que demonstra um crescimento expressivo no pleito deste ano.
Atualmente, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Olívia preside a Comissão dos Direitos da Mulher e a Frente Parlamentar em Defesa do Emprego e da Industrialização.
Trajetória na política
Olívia iniciou a vida política em 1988, como presidente do Diretório Acadêmico de Pedagogia e secretária de Educação e Cultura do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A pedagoga teve seu trabalho reconhecido na política após ser eleita suas vezes como vereadora de Salvador pelo PCdoB, entre 2005 e 2012.
Em 2020, a parlamentar foi candidata à Prefeitura de Salvador em 2020. Ela alcançou o 5º lugar, com recebendo 54.496 votos, o que representou 4,49% dos eleitores. Nesta mesma eleição, o segundo lugar foi ocupado por uma outra mulher negra, Major Denice (PT).