Alimentação inclusiva: gastróloga alagoana produz pães para crianças com autismo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Os distúrbios gastrointestinais são comuns em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), como inflamação intestinal e alergia alimentar, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Pensando nisso, o Tal do Pão, criado pela gastróloga Ane Câmara, nasceu com a proposta de oferecer aos clientes pães inclusivos.

Uma pesquisa coordenada pela professora Danielle Alice Vieira da Silva, do Centro Universitário Tiradentes de Alagoas, mostra que 64,1% das crianças observadas registraram excesso de peso e 84,2% delas apresentaram alterações gastrointestinais, como constipação crônica, diarreia, dor e distensão abdominal.

O estudo foi realizado entre março e maio de 2018 com 39 crianças, de três a dez anos, que frequentavam uma associação de apoio a autistas, em Maceió.

Alimentação inclusiva

Ao Eufemea, a gastróloga e sócia-fundadora do Tal do Pão, Ane Câmara, explica que atende com frequência mães e pais de crianças com TEA.

“Desde que a primeira mãe de uma criança com TEA nos procurou, temos estudado a respeito. Busco informações em periódicos científicos e sempre converso com amigas nutricionistas”, conta.

Para ela, a alimentação inclusiva é essencial para uma vida confortável, acolhedora e segura. “Pessoas que têm restrições alimentares ou optam por um estilo de vida em que não consomem alguns insumos sabem, por exemplo, o quanto é difícil estar presente e se sentir bem-vindo em diversos eventos sociais”, expõe.

A gastróloga relata que é celíaca há mais de 15 anos, e a dificuldade de encontrar pães sem glúten e saborosos era imensa. Por isso, ela decidiu se especializar na produção de pães inclusivos, incluindo a necessidade de pessoas com outras alergias alimentares, como lactose, ovos e soja.

“O nosso público são as pessoas celíacas e APLV, intolerantes à lactose, alérgicos à soja, ao ovo, pessoas veganas, mães de bebês , pessoas com TEA e pessoas que buscam uma alimentação saudável”, diz.

Ela informa que o Tal do Pão produz pães sem glúten, sem lactose, sem ovos, sem soja e veganos. “Garantimos um produto seguro, sem o risco de contaminação cruzada”, conclui.