Colabore com o Eufemea

Festas de fim de ano: Nutricionista dá cinco dicas de como lidar com os excessos

Com a chegada do Natal e Réveillon é comum exagerar ao comer doces, salgados, frituras e carnes. Mas como manter o equilíbrio e continuar saudável nesse período? A nutricionista Danielle Alice deu algumas dicas para as nossas leitoras.

1- Manter o equilíbrio

A docente do curso de Nutrição do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) explica que é preciso manter o equilíbrio alimentar e consumir com moderação alimentos mais calóricos, com maior processamento e não negligenciar o consumo de frutas.

2- Organização

Para a nutricionista, é importante programar aquele dia de refeição livre, como o dia da ceia ou da confraternização. Nestes dias manter a dieta o mais saudável possível, para reduzir danos.

“Seguir mantendo a rotina. Não usar o termos festas de fim de ano para desconstruir os bons hábitos”, explica.

3- Hidrate-se

Dezembro inicia o verão, com ele a necessidade hídrica se eleva. Danielle explica o cálculo para saber o total de água necessário por dia: “35 ml multiplicado pelo peso corporal, então alguém que peso 50 kg precisa pelo menos de 1750 ml diariamente”, destaca.

“Sem hidratação adequada comprometemos não apenas o funcionamento físico mas também neurológico. E em idosos a desidratação pode até levar ao óbito”, continua.

4- Não consumir álcool em jejum

Com relação ao álcool, a nutricionista explica que nosso corpo só tem capacidade de metabolizar pequenas doses, então qualquer exagero trará consequências. Para ela, deve-se comer junto aos momentos de ingestão de bebidas, porém optar por petiscos leves: caldos leves, vinagrete, carnes e queijo.

“Após alguns copinhos de bebida tomar também um de água e não realizar o consumo de álcool em jejum”, alerta.

5- Recomeçar sem culpa

Se por acaso exagerar nas festas de fim do ano, a principal dica para 2023 é recomeçar. “Às vezes um pequeno deslize na dieta vira o gatilho para um desandar total. Em situações que saímos do programado o melhor é realinhar a rota e recomeçar!”, conclui.

Rebecca Moura

Rebecca Moura

Estudante de jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. Colaboradora do portal Eufêmea.