Colabore com o Eufemea

Advogada e secretária de Turismo: Bárbara Braga destaca alta temporada e ampliação da malha aérea em Alagoas

Foto: Assessoria

Alagoas é o único estado em que há paridade de gênero nas secretarias. Das 27 secretarias, 14 são comandadas por mulheres. O Eufêmea iniciou uma série de entrevistas com as secretárias que comandam pastas tão importantes.

A terceira entrevistada é a secretária Bárbara Braga, da Secretaria de Turismo de Alagoas. A advogada que tem oito anos de experiência em gestão pública diz que o estado vive a maior alta temporada já registrada e afirma que ampliação da malha aérea e capacitação para serviços turísticos serão destaques em 2023.

Confira a entrevista abaixo:

Quem é Bárbara Braga?

Mulher. Nordestina. Nascida no Ceará e criada por longos 27 anos, do total de 28, em terras alagoanas. Servidora Pública desde 2015, adentrei por meio de estágio na Secretaria de Estado da Fazenda, local em que permaneci por 6 anos, atuando em seguida nas Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo e também da Educação. Por fim, estava desde maio atuando no palácio do Governo, como assessora do Governador Paulo Dantas, até o dado momento, em que assumi o desafio de ser a primeira secretária da nova Secretaria de Estado do Turismo.

Alagoas é o único estado com paridade entre homens e mulheres no secretariado. O que representa para as mulheres alagoanas?

Representa algo necessário. Ações afirmativas existem para tratar todos não somente com igualdade, mas com equidade. Trazer à tona a implementação de maiores políticas públicas voltadas para as mulheres ainda é algo que choca, quando na verdade, todos os estados já deveriam realizar.

Alagoas se tornou o primeiro estado a contar com maioria feminina no primeiro escalão do governo, desde 2022, política que obteve continuidade em 2023, reflexo do compromisso na promoção de fomentar discussões da temática de anos de repressão, em que vozes foram silenciadas e hoje são formadoras de opinião.

É gratificante participar desse momento tão de perto. É, inclusive, a meu ver, uma oportunidade única, que não posso deixar passar. Como mulher, jovem e atuante, preciso que todas meninas saibam que são capazes de atingir patamares sonhados, almejados. O patamar que elas quiserem. É possível, é real e palpável.

Para você, qual a importância de ocupar um espaço majoritariamente masculino?

Não irei descansar enquanto ser mulher ainda for condição de dúvidas quanto a capacidade. Não podemos admitir que em plena atualidade as mulheres ainda sejam vistas como limitadas, ocupadoras de cargos de alto escalão somente como “sobra”.

É necessário falar sobre a igualdade de gênero para que possamos entender os percalços vivenciados diariamente e para que possamos prosseguir a ambientes ainda nunca ocupados por mulheres. Comandar um cargo de liderança que sempre foi majoritariamente masculino é uma honra a mim e a tantas outras mulheres.

Alagoas vive uma das maiores altas temporadas já registradas. Qual a expectativa para 2023?

Estamos vivenciando a maior alta temporada já registrada no estado, fruto direto de investimentos realizados pelo governo de Alagoas nos anos anteriores. Entre dezembro de 2022 e março de 2023 teremos mais de R$1,2 bilhão de fluxo econômico proveniente da do turismo, que é considerada atualmente a segunda maior atividade econômica hoje no estado, garantindo geração de emprego e renda para população. A expectativa é a manutenção e ampliação das ações que já estão em andamento para que em 2024 a retrospectiva seja ainda melhor.

A nossa gestão será pautada na extensão dos planos de marketing do turismo para promoção do Destino Alagoas, assim como na articulação da ampliação da malha aérea com a consequente captação de novos voos e fortalecimento da participação da pasta em feiras e eventos com objetivo de consolidar a marca.

Aliado a isto, teremos um olhar especial voltado para a infraestrutura do Destino, essa será uma pauta prioritária para nós. Precisamos potencializar o turismo de negócios nas regiões inclusas no Mapa do Turismo, desenvolvendo capacitação e qualificação na prestação dos serviços turísticos, bem como auxiliar na melhoria da infraestrutura local, incentivando, assim, a regionalização de eventos, passeios, rotas gastronômicas, etc.

Quais os projetos pretende desenvolver este ano?

Além da ampliação da malha aérea e fomento às entidades do trade e instâncias de governança, teremos ações específicas para capacitação e qualificação de atividades turísticas, para adquirirmos cada vez mais mão de obra especializada com a implementação futura do Escola do Turismo, programa aprovado em 1º turno em dezembro de 2022 pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). O projeto, em específico, tem como foco a qualificação e capacitação de cerca de, inicialmente, 11 mil pessoas em todo o estado voltado às áreas de prestação de serviços turísticos.

Para este primeiro trimestre, por exemplo, no conhecido Plano de 100 dias estruturado pelo governo, a Secretaria de Estado do Turismo já tem prevista a execução de uma série de iniciativas no que diz respeito a infraestrutura turística, bem como ações de promoção do Destino nos mercados emissores estratégicos, sejam eles nacionais ou internacionais. Estão em pauta, entre outros projetos, entregas de planos diretores de Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres, criação de uma nova campanha promocional do Turismo Alagoas, conclusão da obra da Orla do Patacho, em Porto de Pedras, além da sinalização turística da rota ecológica, que deveremos em breve expandir para todo o estado.

Como você enxerga a mudança de presidente? Acredita que Lula olhará mais para mulheres e trará mais projetos?

As expectativas são muito positivas, tendo em vista a recomposição democrática do nosso país. As mudanças são incontestáveis. Apenas a composição ministerial já nos mostra que o governo será muito mais aberto às políticas voltadas para mulheres. Não só pelo fato de que elas estão à frente de um maior número de pastas em relação à gestão passada, como na criação de projetos que atendam as minorias como um todo.

Quando recebeu o convite para ser secretária, aceitou de primeira ou teve medo de assumir o cargo? Por que decidiu aceitar?

Antes de qualquer coisa, fiquei muito lisonjeada e honrada com a escolha do governador Paulo Dantas, a partir de lista tríplice enviada pelo trade. Tenho acompanhado de perto nestes últimos meses a condução da sua gestão, que além de garantir protagonismo às mulheres de forma pioneira, tem sido pauta no dinamismo e no desenvolvimento socioeconômico do nosso estado.

Essa é, sem dúvidas, uma grande responsabilidade e um desafio ainda maior, talvez o maior expressivo da minha vida, mas posso afirmar com convicção que estamos animados e preparados para garantir o protagonismo que o Turismo necessita aqui em Alagoas. Estou chegando para somar esforços com toda equipe que já faz dia a dia desse segmento a segunda maior atividade econômica do nosso estado.

Rebecca Moura

Rebecca Moura

Estudante de jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. Colaboradora do portal Eufêmea.