Colabore com o Eufemea

Quem são as 14 mulheres secretárias que estão no primeiro escalão do Governo de AL

O governador reeleito Paulo Dantas (MDB) deu posse neste domingo (1º) aos 27 secretários de Estado que vão compor o seu governo em 2023. O secretariado é marcado pelo protagonismo feminino, visto que são 14 mulheres.

Quem são essas mulheres? Separamos a biografia de cada uma. Confira:

Gabinete Civil

Maria Luiza Caltabiano Barreiros de Melo – Graduada em Comunicação Social pela Ufal. Atuou como gestora de comunicação no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, Ministério Público Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, Câmara Municipal de Maceió e Secretaria Estadual da Fazenda. Foi consultora estratégica em projetos institucionais. Atuou como repórter e editora em jornais impressos e também na TV nas áreas de política, economia e Justiça.

Secretaria de Estado da Governança Corporativa (Governança)

Iasnaia Poliana Lemos Santana – Graduada em Administração de Empresas, possui experiência em gestão organizacional nos setores privado e público. Foi secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, onde foi também secretária de Estado em 2014. Desde 2015 atua como Coordenadora Geral da Governança Corporativa. Possui especialização em Engenharia da Qualidade pela USP, MBA em Marketing pela FGV, formação em coaching pelo Integrated Coaching Institute, formação em Conselho de Administração pela Fundação Dom Cabral e pós-graduação pela Amana Key.

Procuradoria Geral do Estado (PGE) 

Samya Suruagy do Amaral Barros Pacheco – Graduada em Direito pelo Cesmac, é integrante da carreira de procurador do Estado de Alagoas desde 2003. Nos últimos sete anos atuou como coordenadora da Procuradoria de Licitações e Contratos da PGE. Esteve à frente da Coordenadoria Geral do Interior (Arapiraca). Foi professora universitária e de cursos preparatórios para concurso público.

Controladoria Geral do Estado (CGE) 

Adriana Andrade Araújo – Formada em Ciências Contábeis e com MBA em Controladoria, ambos pela Ufal, é mestranda pela Fucape. Professora universitária, vice-presidente de Administração e Planejamento do Conselho Regional de Contabilidade em Alagoas. 

Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seagri)

Carla Dantas Lima e Silva – Advogada e deputada estadual eleita nas últimas eleições, Carla tem mais de 14 anos de experiência na gestão pública, nas esferas municipal e estadual, com passagens em cargos técnicos pelas secretarias de Estado da Tecnologia; de Prevenção à Violência e do Gabinete Civil, além de ter sido secretária de Saúde e Chefe de Gabinete do município de Igreja Nova. 

Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) 

Kátia Born Ribeiro – Ex-prefeita de Maceió por dois mandatos, foi secretária de Saúde de Maceió, Rio Largo e Palmeira dos Índios. Em 2008 passou pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, comandou ainda a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e atualmente é coordenadora do Centro de Diagnóstico e Imagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa (Secult) 

Mellina Torres Freitas – Formada em Direito pela Fadima, com MBA em Gestão Pública pela Unyleya, é secretária de Estado da Cultura desde 2015. Foi prefeita de Piranhas entre 2008 e 2012. Escritora e poetisa com vários trabalhos publicados, é membro efetivo das Academias Maceioense e Piranhense de Letras e Artes.

Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) 

Ângela Maria Stemler Reis é bacharel em Direito e comunicadora social, tem experiência no setor privado em gestão administrativa e de pessoas. É secretária de Mulheres do PCdoB de Alagoas.

Secretaria de Estado Extraordinária da Primeira Infância 

Paula Cintra Dantas – Médica formada pela Faceres, em São José do Rio Preto (SP); é pós-graduanda em Sono pelo Hospital Albert Einstein. Foi presidente da Liga de Humanização, de Geriatria e vice-presidente da Liga de Fisiologia da faculdade que estudou. Tem participado ativamente das ações do CRIA, tanto na área da saúde, quanto na primeira infância e assistência social.

Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seics)

Caroline Laurentino de Almeida Balbino – Advogada com 18 anos de experiência na área empresarial. Foi conselheira estadual da OAB. Integrou o Conselho de Contribuintes da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas.

Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semudh)

Maria José da Silva – Mulher negra, descendente indígena, formada em Administração pela Estácio de Sá. Está no cargo de secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas desde junho de 2018. Há mais de 16 anos é ativista e militante, e levanta as bandeiras dos direitos humanos e da defesa de todos os cidadãos e cidadãs, sem distinção de raça, gênero ou posição social.

Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência e Cidadania (Sepdec)

Aline Rodrigues dos Santos – Formada em Serviço Social, com especialização em Direitos e Políticas Públicas, ela tem destaque no trabalho com o Sistema Único de Assistência Social. Foi secretária estadual de Assistência Social em 2022.

Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) 

Renata dos Santos – Formada em Economia pela UFRJ, tem MBA em Gestão Financeira pela FGV e pela Universidade de Chicago e é mestranda em Administração Pública pela Fucape. Ocupou o cargo de secretária estadual do Tesouro alagoano entre abril de 2016 e abril de 2022. Funcionária de carreira da Eletrobras, com passagens pela Secretaria de Estado da Fazenda do Rio de Janeiro e Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Secretaria de Estado do Turismo (Setur)

Bárbara Faustino Braga – Advogada, atua há cerca de oito anos no serviço público do Estado de Alagoas, ocupou cargos de gestão, liderança em projetos, assessoria jurídica e chefia de gabinete na Sefaz, Sedetur e Seduc. Foi assessora especial do Gabinete do governador Paulo Dantas.

Raíssa França

Raíssa França

Cofundadora do Eufêmea, Jornalista formada pela UNIT Alagoas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Em 2023, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste e o prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas.