Colabore com o Eufemea

Vereadora e feminista: Teca Nelma diz que mulheres precisam atingir os espaços da política tanto quanto os homens

Dos 25 vereadores eleitos em Maceió, apenas quatro são mulheres, representando 16% da Câmara Municipal. O Eufêmea iniciou uma série de entrevistas com as vereadoras para saber os projetos para 2023 e trazer um perfil de cada uma.

Teca Nelma (PSD) é a entrevistada da série desta semana e está em segundo mandato legislativo. A vereadora destaca a participação feminina na Câmara de Vereadores, avalia o cenário político do Brasil e destaca os projetos para este ano.

Teca Nelma. Foto: Cortesia
A bancada feminina na Câmara ainda é minoria em comparação aos homens. Como você enxerga a bancada feminina da Casa?

Hoje nós temos apenas 4 vereadoras numa Casa Legislativa com 25 cadeiras que já estão ocupadas. Apesar do número pequeno, ainda assim, é importante ter essas representações que mostram que é possível para nós, mulheres, atingir os espaços da política tanto quanto os homens. Cada mulher vereadora tem a sua própria agenda política e representa os interesses dos grupos que as elegeram.

Quais são os seus projetos para 2023?

Esse ano já nasce com a esperança de um Brasil mais democrático, inclusivo e com respeito a todos as diferenças. Meus projetos é continuar trabalhando por Maceió com a mesma paixão que iniciei meu mandato. A juventude, as pessoas com deficiência e os animais continuam sendo prioridades a serem tocadas pelo meu mandato, assim como as demandas de todas as minorias socialmente excluídas. Queremos continuar fazendo o melhor pelo povo maceioense.

O índice de feminicídio ainda é muito alto em Alagoas. Os casos de violência contra mulher também. Você tem alguma proposta para minimizar esses casos em Maceió?

Pensar em políticas para combater os casos de feminicídio em Maceió e Alagoas é algo que tenho feito desde o início do meu mandato. Fui autora da lei que cria o Agosto Lilás, mês de prevenção e combate à violência contra as mulheres. Criei também o programa Maria da Penha vai à Escola, para levar informação às crianças e adolescentes. É meu também o projeto de lei que obriga a elaboração de estatística sobre violência contra a mulher em Maceió. Essas são algumas das ações que venho desenvolvendo e pretendo continuar no decorrer de toda minha vida política.

Quem é Teca Nelma?

É uma jovem vereadora muito atuante, estudante, vegetariana e feminista. E com sonhos e disposição de transformar a realidade desigual que vivemos em Alagoas.

Como você enxerga a mudança de presidente? Acredita que Lula olhará mais para mulheres e trará mais projetos?

Eu enxergo a eleição de Lula como muito positiva para o nosso país. É uma virada de chave essencial para a manutenção da nossa democracia. Acredito que não apenas as demandas das mulheres, mas todas as demandas sociais terão um olhar especial deste novo governo. Votei e apoiei Lula para presidente justamente por ser mulher e acreditar num governo que respeita as mulheres, que produz políticas para as mulheres e inclui mais mulheres na construção dessas políticas, como já estamos observando nesse início de governo.

Maria Luiza Lúcio

Maria Luiza Lúcio

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.