Colabore com o Eufemea

Você já se deu conta do poder transformador da educação? Eu sou exemplo disso…

Vamos pensar?

Quantas vezes ouvimos sobre o poder transformador da educação e quantas vezes colocamos esse poder em prática nas nossas vidas? Falo com amor da transformação que a educação causa, pois sou fruto dessa transformação e amo partilhar seus benefícios.

Me preocupa vivermos cercados por uma geração fast food, a geração que quer tudo pronto e na hora – ligou chegou. Mas, por que? Por entender que tudo que é sólido é construído com base, é bem alicerçado. O que não tem consistência, não tem durabilidade.

A educação produz consistência e quando me refiro a educação não me refiro apenas a educação formal, muito embora esta tenha iniciado meu processo transformador, me refiro muito mais a sempre estar aprendendo, se atualizando e fortalecendo a base.

A humanidade enfrenta um paradoxo bastante estranho: a população mundial nunca foi tão instruída, mas, ainda assim, li esses dias uma matéria sobre uma pesquisa da UNESCO apontando que em todo o mundo existe ainda uma quantidade enorme de crianças e jovens fora da escola, além de outros tantos com alfabetização deficitária ou não alfabetizados e as meninas têm uma probabilidade maior do que os meninos de nunca pisar em uma sala de aula. A educação além de transformar, ainda é uma importante ferramenta para a redução das desigualdades sociais.

Educação, por educação tecnicamente falando pode soar comum, despretensiosa e pouco atraente. Mas, a Educação âncora, base, transformadora, acolhedora e ponte, essa é encantadora. Quantas pessoas transformaram suas vidas através da educação? Quantos cases de sucesso você conhece? Talvez você seja um deles.

A motivação para a aprendizagem e o conquistar para a educação é premente, assim como é urgente que se impregne a cultura de construção e fundamentação de bases sólidas, ou seja, o caminho e a sequência do processo entre o plantar e o colher.

Pais, educadores, adultos, jovens conscientes, poder público, sociedade, o discurso precisa ser único, coerente e consistente – Educação Transforma.

O que você está fazendo para contribuir nesse processo?

Estou no Instagram: @elbasiqueira_