Colabore com o Eufemea

Discurso de duas deputadas novatas e afastamento de Carla Dantas: como foi a abertura dos trabalhos na ALE

Foto: Ascom ALE

A sessão de abertura do ano legislativo na Casa de Tavares Bastos foi marcada pelos discursos de duas deputadas estaduais novatas e o pedido de afastamento da deputada Carla Dantas (MDB), que voltou ao cargo de secretária de Agricultura do Estado.

No início da tarde desta quarta-feira (15), a primeira a usar a tribuna foi a deputada estadual Rose Davino (PP). Ela é mãe do ex-deputado Davi Davino (PP), mas fez questão de dizer “que não pegou carona no mandato do marido e nem do filho”. “Não estou aqui substituindo meu filho”, avisou.

Durante seu discurso, Rose falou sobre sua atuação na Funbrasil — fundação que presta serviços sociais na área da saúde — e enfatizou que está preparada para ser deputada. “Sou líder, sou gestora e tenho capacidade de estar aqui”.

Já Gabi Gonçalves, também do PP, discursou e disse que era uma honra ser a primeira mulher nascida em Rio Largo a ocupar aquele cargo.

Foto: Ascom ALE

A nova parlamentar ressaltou a presença das deputadas mulheres e disse que “quando as mulheres estão no poder, as meninas voltam a sonhar”.

“Elas sabem que podem ocupar o lugar que elas quiserem”, pontuou.

Gabi também disse que está focada em fazer política para os mais necessitados e disse que a situação da saúde no Estado é caótica.

Além disso, ela disse que o mandato será propositivo. “Deixemos nossas diferenças de lado para levar voz aos silenciados e vez ao invisível”, acrescentou.

Carla Dantas volta à secretaria

Com o requerimento protocolado à presidência da ALE informando sobre seu afastamento do mandato parlamentar, nesta quinta-feira (16), quem toma posse é o primeiro suplente da coligação, Galba Novaes (MDB).

Desta forma, a bancada feminina conta agora com cinco deputadas: Cibele Moura, Fátima Canuto, Flávia Cavalcante, Gabi Gonçalves e Rose Davino.

Raíssa França

Raíssa França

Cofundadora do Eufêmea, Jornalista formada pela UNIT Alagoas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Em 2023, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste e o prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas.