Colabore com o Eufemea

Justiça condena influenciador Babal Guimarães por violência contra a ex-companheira e alega que vítima “está com sequelas psicológicas”

O influenciador digital Babal Guimarães (irmão do influencer Lucas Guimarães) foi condenado a um ano e quatro meses de prisão pelo crime violência doméstica contra sua ex-companheira, no ano de 2019, no município de Penedo. O caso veio à tona após ele ter sido denunciado pela influenciadora Emily Garcia pelo mesmo tipo de crime em janeiro deste ano.

De acordo com a decisão publicada no Diário de Justiça Eletrônico, o juiz José Eduardo Nobre Carlos declarou o julgamento parcial procedente para condenar Babal Guimarães.

“Ante o exposto, declaro extinta a punibilidade do denunciado em virtude da prescrição em relação a crime previsto no art. 147, do Código Penal (ameaça), com fundamento no art. 107, IV c/c art. 109, VI, todos do Código Penal e julgo parcialmente procedente a pretensão punitiva estatal para condenar Emanuel Francisco dos Santos Junior, nas sanções do art. 129, § 9º, do Código Penal”.

O juiz também pontuou que Babal Guimarães apresentou ciúme excessivo e sentimento de posse da mulher.

“As circunstâncias se revelam gravosas e demonstram maior ousadia e destemor do condenado, que pulou o muro da casa da vítima, invadindo sua residência mediante escalada, bem como estava sob o efeito de bebidas alcoólicas. As consequências do crime lhe são desfavoráveis, pois a vítima está com sequelas psicológicas, realizando tratamento psicológico e não conseguiu até a presente data reconstruir sua vida”, diz um trecho da decisão.

A defesa de Babal Guimarães disse que a decisão não é definitiva e que vai entrar com recurso.

Raíssa França

Raíssa França

Cofundadora do Eufêmea, Jornalista formada pela UNIT Alagoas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Em 2023, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste e o prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas.