Colabore com o Eufemea

Mãe, gestora e escritora: secretária Mellina Freitas destaca economia criativa e projetos para o setor cultural em AL

Foto: Assessoria

Alagoas é o único estado em que há paridade de gênero nas secretarias. Das 27, 14 são comandadas por mulheres. O Eufêmea iniciou uma série de entrevistas com as secretárias que comandam tais pastas.

A sétima entrevistada é a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas. Ao Eufêmea, a advogada e escritora fala sobre a mudança na secretaria que, este ano, incluiu a economia criativa como mais um foco da gestão. Ela também afirma que a pasta deve lançar novos editais em Alagoas, fala sobre o protagonismo feminino no secretariado e a mudança no Governo Federal.

Confira a entrevista abaixo:

Quem é Mellina Freitas?

Mellina é uma mulher que aprendeu a ser forte, buscando ser justa e praticar a bondade sempre. Acho também que sou ousada, corajosa, determinada, como boa ariana (risos), mas também uma manteiga derretida e muito coração. É um exercício diário equilibrar razão e emoção. Também sou mãe, esposa, amiga, graças a Deus! Estou atualmente como secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa (2023) e fui secretária de Estado da Cultura de Alagoas durante os anos de 2015 a 2022, onde busquei fazer meu melhor, buscando mais incentivos e investimentos do Governo do Estado para estimular e impulsionar os diversos segmentos que movimentam a economia criativa.

Sou formada em Direito pela Faculdade de Direito de Maceió (FADIMA), Fundação Educacional Jayme de Altavilla, 2007, e MBA em Gestão Pública pela Unyleya (2020). Também sou escritora e poetisa, com vários trabalhos publicados, como O Vôo das Borboletas (2005) e Cacilda, Mulher Coragem (2012).

Sou Membro efetiva da Academia Maceioense de Letras, ocupando a Cadeira 27; Membro efetiva da Academia Piranhense de Letras e Artes, ocupando a Cadeira 3; integrante do Grupo Literário Alagoano; e sou ex-Prefeita do Município de Piranhas (2008-2012).

Alagoas é o único estado com paridade entre homens e mulheres no secretariado. O que isso representa para você?

O nosso Estado se tornou referência quando se fala em mulheres no primeiro escalão do Governo. Sabemos o quanto isso é vitorioso para a nossa classe e cada vez mais precisamos nos certificar que somos capazes de estar onde quisermos estar. Esse é só o começo. Com mulheres na política significa mais políticas para mulheres.

Ao reassumir o cargo na Secult, afirmou que sua nova missão será fomentar a economia criativa na cultura. Quais projetos serão direcionados ao setor na sua gestão?

Com a nova conjuntura onde a Secretaria tornou-se uma pasta de Cultura e Economia Criativa, nosso trabalho foi ampliado e temos o desafio de tornar Alagoas referência, tanto de modelo de desenvolvimento quanto de Estado que consegue transformar sua diversidade cultural em serviços. Estamos trabalhando em um planejamento que seja amplo e abranja todos os setores da Economia Criativa, cada um com suas peculiaridades, e com a preocupação de implementar políticas públicas para uma dinâmica econômica de criação ao consumo.

Nos últimos anos, a Secult apoiou projetos por meio da política de editais e de programas, como os de incentivo à produção audiovisual e, mais recentemente, o Edital Prêmio Carnaval 2023. Serão lançados novos editais e programas este ano? Quais setores devem ser beneficiados?

Posso afirmar que projetos consolidados pela Secult devem continuar. Pretendemos lançar novos editais, realizar a Mostra Alagoana de Dança, o Festival de Música Em Cantos de Alagoas, o Cultura nas Grotas, entre outros. A nossa meta é democratizar ainda mais o acesso à cultura, aos recursos e investimentos em todas as nossas ações, beneficiando artistas de todo o Estado.

Quando recebeu o convite para ser secretária, aceitou de primeira ou teve medo de assumir o cargo? Por que decidiu aceitar?

Fiquei muito feliz com o convite, mas precisei avaliar. Hoje sei que fiz a escolha certa e sou muito grata pela oportunidade dada pelos governadores Renan Filho e Paulo Dantas.

Como você enxerga a mudança de presidente? Acredita que Lula olhará mais para mulheres e trará mais projetos?

Acredito que é um novo momento para todos os segmentos. O governo Lula respeita a mulher e, não tenho dúvida, que terá um olhar diferenciado para trabalhar com a classe. Nos últimos anos, o segmento cultural sofreu com a extinção do Ministério da Cultura, assim como o desmonte de inúmeros órgão e políticas públicas, que investiam recursos em várias áreas culturais. Agora, com a reconstrução do Ministério, é esperado que a cultura seja tratada como uma das prioridades da gestão. Eu tenho uma expectativa muito positiva em relação a isso.

Maria Luiza Lúcio

Maria Luiza Lúcio

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.