Colabore com o Eufemea

Quem cuida da mulher que cuida de todos?

Cuidado “é uma palavra feminina”, já refletiu sobre isso?

Desde pequenas (geralmente) somos ensinadas a cuidar das bonecas, a brincar de panelinha e a sermos boas “mães”. Na adolescência, muitas de nós já dividimos a tarefa de gerenciar o trabalho doméstico com nossas mães — mesmo se tivermos outros homens (mais velhos ou da mesma idade) em casa. Talvez isso tenha mudado um pouco com o passar do tempo, mas ainda é uma prática enraizada.

Quando crescemos dificilmente o panorama muda e grande parte das mulheres ficam responsáveis por cuidar de familiares doentes, idosos e das crianças, além dos companheiros — vivendo então duplas ou triplas jornadas de trabalho, dentro e fora do lar.

Quantas crianças, estão nesse momento sendo cuidadas por suas avós? É como se o ciclo do cuidar feminino nunca acabasse.

A gente podia ficar até amanhã citando exemplos de mulheres cuidando dos outros, se forçando a dar conta de tudo e a culpa que tudo isso gera dentro de nós — inclusive a culpa de não cuidar tão bem de si mesma.

Mas, o questionamento é, quem cuida de nós enquanto estamos cuidando de todos? Você tem resposta? Talvez precisemos ainda, cuidar mais umas das outras.

O desafio também é investir no autocuidado.

Nos cuidemos, por amor a nós mesmas.

Estou no Instagram: @elbasiqueira_