Colabore com o Eufemea

Quem foi Joana Zeferino, a alagoana que viveu no anonimato por 36 anos após ajudar polícia a prender PMs e traficantes

Foto: Fábio Gusmão

Após quase 17 anos, a identidade da ‘heroína’ dos anos 2000 foi revelada. Morreu nessa quinta-feira (23), a alagoana Joana Zeferino da Paz, aos 97 anos. Conhecida como ‘Dona Vitória’, ela viveu no anonimato forçado e ficou 36 anos no Programa de Proteção à Testemunha. Mas por qual motivo isso aconteceu?

Entenda o caso

De acordo com uma matéria do g1 Rio de Janeiro, Joana morava num apartamento, na Praça Vereador Rocha Leão, que dava para a Ladeira dos Tabajaras. Pela janela, começou a ver a movimentação de traficantes em uma boca de fumo.

O Extra apurou que ela entrou com uma ação contra o Estado devido à desvalorização de seu imóvel. A ideia de filmar veio para desmentir a alegação, dentro da ação judicial, de um coronel da PM, que disse que a moradora mentia sobre a existência do tráfico, que seria combatido pelo batalhão.

O que ela fez? Decidiu comprar uma câmera de filmar e gravar as cenas, isso lá no ano de 2003. Ela conseguiu flagrar traficantes armados vendendo drogas. Além disso, nas imagens também era possível ver policiais militares fazendo vista grossa para o crime organizado.

Ela entregou as fitas à Polícia Civil, que deu início à investigação. Com isso, mais de 30 pessoas foram presas.

E ela? Ingressou no no Programa de Proteção à Testemunha. Após isso, começou, ali, uma vida de “privações, angústia, desapego e resiliência”, contou o jornalista Fábio Gusmão: “O seu desejo, há anos, era ter o reconhecimento público”, escreveu.

Reconhecimento nacional

Em dezembro de 2005, Joana da Paz foi uma das vencedoras da 14.ª edição do Prêmio PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais) de Cidadania. Em março, foi novamente homenageada com o prêmio Faz Diferença, do Globo, como personalidade de 2005 do Rio de Janeiro.

Neste prêmio, Joana deu um jeito de agradecer e disse, em uma mensagem gravada afirmou “ter agido como qualquer ser humano, e não como heroína”.

Vida vai virar filme

A história da aposentada será contada em “Vitória”, um filme original Globoplay com produção da Conspiração, com Fernanda Montenegro no papel principal. O filme deve ganhar os cinemas em 2024.

“O Globoplay e a Conspiração lamentam a morte de Joana Zeferino da Paz, que faleceu aos 97 anos na tarde de ontem, em Salvador. A história de Joana, senhora que, aos 80 anos, filmou a rotina do tráfico em Copacabana e levou à prisão de bandidos e policiais em 2005, é a inspiração de ‘Vitória’, filme Original Globoplay com produção da Conspiração. O longa tem Fernanda Montenegro no papel principal e o ator Alan Rocha dando vida ao personagem inspirado no jornalista Fabio Gusmão, hoje editor de O Globo e Extra, que descobriu a história de Dona Joana e a trouxe a público”, informou a plataforma.

*com informações do sites nacionais

Raíssa França

Raíssa França

Cofundadora do Eufêmea, Jornalista formada pela UNIT Alagoas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Em 2023, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste e o prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas.