Colabore com o Eufemea

Maquiadora conta como refez a vida e abriu studio após perder tudo em enchente: “tive ajuda de marcas famosas, amigos e Boca Rosa”

Foi após a enchente que aconteceu no dia 29 de maio de 2022, em Recife, que a vida da maquiadora Rayane Silvino dos Santos, 26 anos, mudou. Na época, Rayane perdeu todo material de trabalho, móveis, eletrodomésticos, já que a água invadiu a sua residência que ficava situada no bairro Jardim São Paulo.

O que a maquiadora não imaginava é que um vídeo dela iria viralizar e que ela contaria com ajuda de várias pessoas, marcas importantes e da influenciadora Bianca Andrade. Foi graças a essa ajuda que a maquiadora conseguiu abrir o studio de maquiagem dela.

Não enxergava futuro para a minha profissão

Foto: Cortesia ao Eufêmea

Ao Eufêmea, Rayane contou que fez o curso de maquiadora pelo Senac em agosto de 2016, mas nunca foi tão “assídua na profissão porque não enxergava futuro pra ela”.

“Mas meu propósito está na maquiagem e nesse departamento quem manda é Deus. Só que eu aprendi isso de forma bem traumática”, revelou.

O trauma veio durante a enchente do ano passado. Para Rayane, a enchente a “destruiu por dentro e por fora”.

A enchente

Até o ano passado, a maquiadora realizava os atendimentos no quarto porque sentia medo de abrir um studio de maquiagem. Quando a água entrou na residência dela, levando todo o material de trabalho da Rayane, veio o desespero e a incerteza do que iria acontecer.

Vendo a angústia da Rayane dentro de casa, com a água no joelho, a namorada dela, a Alany, fez várias imagens e gravou um vídeo para publicar nas redes sociais. Na época, Rayane pedia ajuda para comprar seu material de trabalho.

“As pessoas ficaram sensíveis a minha história e começaram a marcar nos comentários as marcas importantes de maquiagens, e inclusive a Boca Rosa”, contou. Rayane também revelou que é fã da Bianca Andrade.

“Os fãs da Bianca levaram meu vídeo até ela, e a equipe dela me acolheu, me ajudou. Foi um misto de sentimentos. Ela gravou um vídeo para mim, mandou materiais de maquiagem e me ajudou de outras formas”, afirmou.

Não foi só Bianca Andrade que a ajudou, mas marcas como payot, Catharine Hill, se engajaram nessa corrente do bem. “Maquiadoras, conhecidos, pessoas que não conheço fizeram pix, doaram produtos e coisas para casa também”.

Graças as doações, Rayane conseguiu se reerguer, comprar móveis para sua residência e abrir seu tão sonhado studio que fica localizado no shopping Areias, em Recife, Pernambuco.

Foto: Cortesia

De lá pra cá, a história dela é outra. O Instagram, que não era tão usado, se tornou seu principal aliado. Por causa dele, a agenda da maquiadora vive cheia.

“Ele é a vitrine do mundo atual. Não temos mais ninguém nas ruas procurando serviços. As pessoas vendem e faturam muito através da internet. Quem não estiver nas redes vai sumir muito em breve”, alerta.

Foto: Cortesia

Segundo Rayane, a enchente mudou completamente o seu modo de enxergar a vida e, principalmente, para sair da zona de conforto. “

“Hoje eu vejo como Deus faz as coisas do tempo dele e não importa como, porque eu perdi tudo. A água tomou conta de tudo dentro da minha casa, foi a pior experiência da minha vida, mas também foi a maior e a que mais me fez crescer como empresa”, concluiu.


Raíssa França

Raíssa França

Cofundadora do Eufêmea, Jornalista formada pela UNIT Alagoas e pós-graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade. Em 2023, venceu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Nordeste e o prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Alagoas.