Colabore com o Eufemea
Advertisement

Deputada com maior produção legislativa de AL por quatro anos, Cibele Moura destaca projeto voltado para mulheres

Na Assembleia Legislativa de Alagoas, dos 27 deputados estaduais eleitos e reeleitos no último pleito, seis são mulheres. No entanto, duas se afastaram e a bancada feminina agora conta com quatro mulheres. O Eufêmea iniciou uma série de entrevistas com as deputadas estaduais.

A quarta entrevistada é Cibele Moura, assumindo seu segundo mandato na Assembleia, ela destaca projetos voltados para a defesa das mulheres e à juventude. Além disso, a parlamentar conta sobre sua trajetória na política e como é ocupar um espaço majoritariamente masculino.

Quem é Cibele Moura?

Uma jovem mulher, que desde pequena sentiu a necessidade de participar da política para contribuir com a construção de uma Alagoas melhor.

Fui eleita a deputada mais jovem do Brasil e, aos poucos, tornamos esse primeiro mandato, o mandato com maior produção legislativa da história, que tanto me orgulha por defender ideias liberais, as mulheres, a juventude, o empreendedorismo e tudo que possa transformar a realidade da nossa gente.

Para você, qual a importância de ocupar um espaço majoritariamente masculino?

Para mim, a presença de mais mulheres na política é fundamental para continuarmos avançando e provocando as grandes transformações sociais, além de ser imprescindível para tornar a nossa democracia mais justa. Diariamente, nós mulheres, sentimos na pele os diversos problemas e quem melhor que uma mulher para defender, lutar e criar políticas públicas condizentes com a realidade?

Quando ocupo esse espaço, também sendo jovem, quero que nossas meninas se encorajem e vejam que elas também podem ocupar cada dia mais os diversos espaços de poder e possam participar ainda mais na tomada de decisão.

Quais os projetos pretende desenvolver este ano?

O mandato sempre foi propositivo e próximo das pessoas, foi assim no primeiro e será assim nesse segundo. Temos iniciado esse novo mandato dialogando com as diversas frentes, buscando ouvir e construir em conjunto projetos para o desenvolvimento de Alagoas e para defender o que acredito.

Dentre os diversos projetos, podemos destacar a apresentação do “Não se calem” que visa proteger, em espaços públicos e privados, nossas mulheres que forem vítimas de violência ou estiverem em risco, implementando um protocolo. Essa proposta é uma das mostras do nosso compromisso no combate à violência contra a mulher.

Como iniciou na vida política?

Desde muito nova, tive exemplos dentro de casa de como fazer a boa política pensando sempre nas pessoas. Participei ativamente de diversas campanhas até o momento que me vi pronta e preparada para assumir essa responsabilidade perante o povo alagoano. Me candidatei em 2018 e assim, fui eleita como a deputada estadual mais jovem da história. Hoje, estou no meu segundo mandato e me sinto feliz em trabalhar por nossa gente.

Em seu segundo mandato, qual será sua principal pauta e por quê?

A defesa das pautas femininas, por mais oportunidades para nossa juventude, nosso litoral norte e a pauta liberal sempre serão prioridades por aqui.

Você foi eleita para ocupar o cargo de Presidente da Comissão de Constituição e Justiça. O que as alagoanas podem esperar de você nesse cargo?

Esse ano se iniciou mais um ciclo dentro da Casa de Tavares Bastos, me tornei a primeira mulher presidente eleita da comissão e isso muito me orgulha, por representar as alagoanas dentro dos espaços na política. Extremamente importante, a Comissão é responsável por discutir todos os projetos que entram na Casa e podem esperar de mim, diálogo e a permanente defesa das pautas que contribuírem para fazer uma Alagoas cada dia melhor.

No último mandato, você teve a maior produção legislativa do Estado por quatro anos consecutivos. Como conseguiu alcançar esse feito? Pretende repetir a marca no novo mandato?

Sempre me mantive muito focada dentro do mandato! Para mim, trabalhar pelo povo alagoano é uma responsabilidade e levo isso muito a sério. Nossos projetos e indicações surgiram de muita conversa e diálogo, sempre próximo dos municípios, conversando com os amigos e sempre atenta nas redes sociais, que é um canal também direto com nossa gente. Sempre tive muito interesse em lutar por pautas que fizessem diferença e que mudassem a vida das pessoas e assim continuarei trabalhando.

Picture of Maria Luiza Lúcio

Maria Luiza Lúcio

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.