Colabore com o Eufemea

Deputada estadual mais jovem de AL: Gabi Gonçalves destaca mandato para causas populares

Foto: ASCOM ALE

Na Assembleia Legislativa de Alagoas, dos 27 deputados estaduais eleitos e reeleitos no último pleito, seis são mulheres. No entanto, duas se afastaram e a bancada feminina agora conta com quatro mulheres. O Eufêmea iniciou uma série de entrevistas com as deputadas estaduais.

A terceira entrevistada é Gabi Gonçalves, estreando na Assembleia, ela destaca projetos para o público feminino e também na área da saúde mental. Além disso, a deputada afirma ainda que seu mandato é voltado para causas populares.

-Quem é Gabi Gonçalves?

Gabriela, mais conhecida como Gabi Gonçalves, nasceu em 1999 e cresceu na cidade de Rio Largo. Filha de Cristina e Gilberto Gonçalves, Gabriela viu de perto os problemas que assolavam a cidade, com a falta de gestores comprometidos com a população. Por isso, desde muito cedo, abriu mão de uma juventude “normal”, a fim de executar a missão de dar o seu melhor ao povo, fazer a mudança chegar a quem precisa.

Em 2022, foi eleita a primeira Deputada Estadual mulher de Rio Largo, por Alagoas, com 29.336 votos.

-Para você, qual a importância de ocupar um espaço majoritariamente masculino?

Antes de mais nada, eu que sempre estive acostumada a sentar em mesas que eram ocupadas majoritariamente por homens, que sempre vivi com referências masculinas, agora vejo muitas meninas, mulheres, senhoras, me dizendo que as represento, que sou a sua voz. Essa é a realidade do cenário político alagoano, mas também brasileiro. Encaro como um dos maiores desafios da minha vida, ouso imaginar que não só pra mim, para toda a bancada feminina da Casa Tavares Bastos. Nós entendemos que quanto mais mulheres ocuparem posições de lideranças, cargos políticos, mais teremos uma representação justa e honesta da sociedade, um parlamento que seja a cara do povo, mais conseguiremos dar vez e voz a quem não tem, enxergar os mais invisíveis, trabalhar por mudanças reais, especialmente para o público feminino.

-Quais os projetos pretende desenvolver este ano?

Nosso mandato é voltado para causas populares, como a busca pela melhoria do abastecimento de água, da qualidade dos serviços de transporte e melhoria da Saúde de modo geral. Mas com a Frente Parlamentar em Defesa Da Mulher Alagoana e a Frente Parlamentar de Promoção à saúde mental, bem-estar e inclusão social, esperamos desenvolver projetos para o público feminino e também na área da saúde mental, demonstrando que “a escuridão não pode expulsar a escuridão, apenas a luz pode fazer isso”.

-Como iniciou na vida política?

Sempre tive o prazer em servir desde pequena, mas foi ao lado do meu pai, Gilberto Gonçalves, que pude desenvolver mudanças reais para transformar o cenário que me rodeava. Fiz parte do time Simplicidade e Trabalho da Prefeitura de Rio Largo, como Secretária de Relações Institucionais, idealizando projetos de saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, aproximando a sociedade do poder público e beneficiando a população. Rio Largo é a minha raiz, é quem me ensinou a ter esperança, é o lugar onde aprendi a cuidar de gente, a estar com o ouvido atento, o coração aberto, a ter empatia pela dor do outro, a acreditar que a transformação era possível se houvesse esforço, trabalho duro e muito amor.

-Acredita que o fato de ser a deputada mais nova da ALE te atrapalha ou incentiva? Por quê?

É um incentivo, com certeza. Cabelos brancos não me assustam, pois não representam maturidade. Tanta gente que aos 80 e não passa dos 18, mas tem tantos outros que tem 18 e assumem responsabilidades imensas. Toda ordem dada por Deus é dotada de capacidade. Juventude, pra mim, é sinônimo de inovação. A gente tem a cabeça cheia de sonhos, o coração carregado de coragem, força de vontade e determinação. Um novo ponto de vista é essencial para qualquer espaço de debate, afinal, afirmo indubitavelmente que a política é a arte de se construir pontes.

-Você é a primeira mulher nascida em Rio Largo a assumir a Casa Tavares Bastos, o que isso significa para você?

É uma honra e um orgulho enorme carregar esse título. Rio Largo é minha terra, como já mencionei aqui, é a terceira cidade mais importante da nossa querida Alagoas, tem um potencial enorme e está se desenvolvendo cada dia mais e o nosso povo não fica atrás. Somos um povo perseverante, afetuoso e grato, tenho muito orgulho de ser rio-larguense, nós merecíamos um representante da nossa terra, que soubesse o que cada família passa, que realmente nos ouvisse e lutasse as nossas batalhas. É uma honra ser essa representante, contribuir diariamente com o sorriso de canto a canto da população.

-Por ser de uma família que já está na política, como enxerga associação com seu pai?

Deus foi incrivelmente maravilhoso comigo ao me dá-lo como pai. Prefeito Gilberto Gonçalves para alguns, GG para muitos, mas pra mim, ele é o meu melhor amigo, meu professor, o homem que sempre incentivou os meus maiores sonhos. De dois corações, foi feito um. Nós temos trabalhado juntos há muito tempo e tenho aprendido com o seu amor pelo povo, com o modo que ele se doa pelo seu trabalho, pelo que ele acredita, mas também com a sua sensibilidade humana, ao tempo em que tem o pulso firme para tomar decisões. Sou a fã número um!

Rebecca Moura

Rebecca Moura

Estudante de jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. Colaboradora do portal Eufêmea.