Colabore com o Eufemea

Cria: Alagoas possui 34 creches gratuitas em vários municípios; conheça o programa

Foto: Secria

Em março de 2022, foi inaugurada pelo Governo de Alagoas a primeira creche do Programa Criança Alagoana (Cria), localizada no município de Delmiro Gouveia, no Alto Sertão. A unidade recebeu o nome de Centro Educacional Infantil Natércia Serpa de Menezes. Natural do município, a homenageada construiu sua vida e legado baseados no ensino e na alfabetização das crianças.

Desde então, o serviço gratuito vem se expandindo pelo estado e auxiliando as mulheres que precisam deixar seus filhos enquanto trabalham, com a garantia de que eles terão acesso à educação e alimentação adequada.

Ao Eufêmea, a secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, afirma que um dos grandes avanços com a creche é garantir refeições diárias para as crianças. “Elas têm um aparato, mesmo que em casa não tenham uma alimentação adequada. Na creche, essa criança terá todos os nutrientes”.

“Além disso, esse equipamento permite focar no desenvolvimento neurocognitivo da criança. Por isso, a creche foi pensada com vários estímulos, a exemplo do tapete sensorial. Nele, as crianças podem trabalhar o tato com os pés e as mãos”, ressalta.

Espaço é projetado em conceito lúdico

O Criança Alagoana tem arquitetos que desenvolveram um projeto base padrão com todas as especificações. O conceito do lúdico nos espaços das creches se dá ao utilizar cores, formas e materiais que se adequam melhor ao desenvolvimento cognitivo e sensorial das crianças.

A descrição do manual elaborada pelos arquitetos responsáveis é referente ao jardim, pintura do piso, muro, teto, circulação externa, estações de trabalho, paredes, entre outros. Além das especificações de materiais a serem utilizados nos ambientes da creche.

As creches são mobiliadas e possuem ambientes lúdicos com salas de aulas e espaços destinados para refeitório, cozinha, copa, almoxarifado, lavanderia, sala de professores e administrativa. Além de berçário e sala multiuso.

Funcionamento
Foto: Secria

A doação do terreno para a construção da Creche Cria é feita pela prefeitura do município. O Estado se responsabiliza em construir e aparelhar toda a creche, desde o mobiliário até os eletrodomésticos, a exemplo de liquidificador industrial, máquina de lavar, entre outros.

A educação infantil é responsabilidade do governo municipal. O Estado constrói o equipamento, mas a gestão é competência do município. Logo, a quantidade de crianças matriculadas será conforme a necessidade da prefeitura.

O município define se o funcionamento da creche será em tempo integral ou parcial, qual a faixa etária será atendida, quando a creche vai começar a funcionar, entre outras situações. O Estado, por meio da Secretaria da Primeira Infância (Secria), contribui com suporte como o projeto Creche Segura e o Criando Sorrisos.

Municípios contemplados

Até este mês, as Creches Cria foram inauguradas nos seguintes municípios: Delmiro Gouveia, São José da Tapera, Poço das Trincheira, Matriz de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Batalha, Monteirópolis, Pariconha, Piranhas, Jacaré dos Homens, Dois Riachos, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte, Viçosa, União dos Palmares, Olho D’ Água do Casado, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, Igreja Nova, Penedo, São Miguel dos Campos, Mar Vermelho, Pilar, Belo Monte, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Pão de Açúcar, Inhapi, Olivença, Piranhas, Coqueiro Seco, São Miguel dos Campos, Murici, Coruripe, Mata Grande, Chã Preta, Olho D’ Água do Flores, Piaçabuçu.

Capacidade
Foto: Secria

Serão construídas mais de 200 creches, gerando a oferta de 40 mil vagas para alunos do ensino infantil e cerca de 8 mil empregos para profissionais de educação como professores, merendeiras, auxiliares de ensino e demais profissionais que possam trabalhar na administração. Do total de 200 creches, até o dia 16 de maio de 2023, foram entregues 34 creches.

Programa Cria

O Programa Criança Alagoana (Cria) foi instituído pela Lei 7.967/2018 e é uma política pública de caráter intersetorial, estruturada a partir da integração de políticas nas áreas de Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social.

Ele visa promover o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, desde a gestação até os seis anos de idade, englobando aspectos físicos, cognitivos e psicossociais, levando em consideração a família e seu contexto de vida.

Conheça os benefícios do programa:

13º Cartão Cria – O lançamento aconteceu no dia 18 de janeiro. Considerando o pagamento do 13º e do mês do Programa Cria, o benefício injetou R$ 42,6 milhões na economia alagoana. São cadastradas no programa 150 mil pessoas, atingindo a meta.

Vacina+ – censo com objetivo de ampliar a cobertura vacinal das crianças com idades de até 2 anos. Os agentes de saúde de cada município participante recolhem as cadernetas de vacinação. A parceria conta ainda com os técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Creche Segura – treina profissionais das creches dos municípios. A ação é realizada em parceria com o Samu e atende a Lei Federal nº 13.722/2018, a chamada Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

Criando Sorrisos – fez avaliações da saúde bucal das crianças das creches CRIA e ações de promoção de saúde odontológica, por meio de atividades educativas e aplicação de flúor. Já foram visitadas as creches em Matriz do Camaragibe, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos e Mar Vermelho. As crianças são encaminhadas para atenção básica do município.

Mundo Cria – diversos serviços oferecidos gratuitamente para gestantes e crianças até 6 anos, como educação nutricional; oficina “Cuidar de si” (momento de autocuidado para os cuidadores das crianças da primeira infância); aplicação de questionários (coletar informações sobre as particularidades e benefícios do cartão Cria para os beneficiários); cadastro e informações NIS; entrega Cartão Cria e kit enxoval; bem-estar da gestante: momento escalda pés; práticas obstétricas humanizadas: barriga de gesso e pintura no ventre; distribuição de Kits nutricionais e maternidade; jogo de tabuleiro da saúde; Educação Patrimonial Infantil; ações educativas como roda de conversa com os pais, sinalização do corpinho; dinâmicas do segredo, fantoches e vários outros serviços.

Dashboard – A Secria implantou a ferramenta de gestão que disponibiliza em tempo real os indicadores relacionados ao Cartão CRIA. O instrumento reforça a transparência do Governo de Alagoas em primar por informações de forma clara e objetiva. Além de servir para direcionar políticas públicas do Estado e dos municípios.

Maria Luiza Lúcio

Maria Luiza Lúcio

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s.