Foto: @eusouleiga
“Revolucionar a nossa história passa pelo autoconhecimento”. Esse é o propósito da Kali Ma, que surgiu em 2022, com o intuito de criar um trabalho voltado para mulheres envolvendo o campo da psicossomática para além da clínica psicológica e médica.
“O nosso corpo é político. Revolucionar a nossa história passa pelo autoconhecimento”, diz uma das co criadoras da Kali Ma, a psicóloga Jaqueline Tavares, que mora em Alagoas.
Além dela, outra mulher abraçou esse propósito e caminha ao lado de Jaqueline. A psicóloga Poliane Oliveira, de Minas Gerais, também ajudou a fundar esse projeto.
Ao Eufêmea, Jaqueline contou que a Kali Ma é feito por mulheres e para mulheres. Elas acreditam no poder dos trabalhos em grupos de trocas horizontais de aprendizado.
“Das florestas às academias existem mulheres com saberes poderosíssimos para colocar no mundo e ajudar outras mulheres”, reforçou a psicóloga.
Elas trabalham também com o foco na psicossomática feminina. E o que é isso?
De acordo com Jaqueline, a doença psicossomática é a comunicação de um conflito.
Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais evidente que as mulheres estão enfrentando uma carga desproporcional de responsabilidades e tarefas.
Mulheres sobrecarregadas
Apesar dos avanços significativos em termos de igualdade de gênero, muitas mulheres ainda são sobrecarregadas com múltiplos papéis e expectativas.
Além de suas carreiras profissionais, elas frequentemente assumem a responsabilidade pelos cuidados domésticos e familiares, lidando com uma pressão constante para equilibrar todas essas demandas.
Essa sobrecarga afeta sua saúde física e mental, bem como suas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. E quando essa sobrecarga afeta a saúde física ou mental, as doenças aparecem.
Segundo a psicóloga Jaqueline, através dos trabalhos como o da Kali Ma é possível prevenir o aceleramento ou desenvolvimento de doenças. “Quando uma mulher passa a ter conhecimento sobre sua história e seu corpo, ela passa a ter mais autonomia sobre si mesma”.
Como funciona a Kali Ma?
Os encontros ocorrem de maneira presencial ou online e elas oferecem grupos de estudos sobre a psicossomática feminina (online); clube do livro; encontro de mulheres e em breve será lançado o curso de Psicossomática Feminina.
O trabalho é para todas as mulheres, de todas as origens, de todas as crenças e de todas as histórias.
“Acredito que uma das maiores demandas é a busca pela reconexão com o feminino, com o “ser mulher”. Muitas mulheres chegam com a seguinte frase “ preciso me reconectar comigo mesma” ou ‘preciso conhecer mais sobre o meu corpo e a minha história'”, conclui Jaqueline.